São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ginásio desaba e mata 36 no Paraguai

Outras cem pessoas ficaram feridas

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CIUDAD DEL ESTE

Ao menos 36 pessoas morreram e outras cem ficaram feridas no desabamento de um ginásio de esportes em Ciudad del Este (Paraguai), na noite de anteontem, causado por um vendaval.
Segundo a polícia, cerca de 3.000 pessoas estavam no local participando do encerramento da campanha do pré-candidato ao governo de Alto Paraná, Carlos Aranda, do Partido Colorado. Aranda ficou levemente ferido.
O vendaval que atingiu Ciudad del Este às 23h15 de anteontem (0h15 pelo horário de Brasília), destruiu totalmente o ginásio "Três de Febrero".
A maioria dos mortos foram esmagados pelas vigas de concreto que suportavam a estrutura metálica do teto. Entre os mortos estão oito crianças.
O vendaval durou menos de 40 segundos, de acordo com testemunhas, e não destruiu construções próximas ao ginásio. É a segunda vez este ano que o ginásio sofre desabamento. Em maio, o teto caiu durante tempestade, num momento em que estava vazio.
O número de mortos no vendaval provocou controvérsias ontem entre o Corpo de Bombeiros e a Polícia Nacional.
Dessas, 31 foram identificadas e três crianças ainda necessitavam de reconhecimento de familiares. Pelo comunicado da Polícia Nacional, dos 104 feridos, 58 ainda estavam internados na tarde de ontem, dez deles em estado grave.
Wasmosy
O senador Juan Carlos Galaverna, que representava no comício do ginásio o pré-candidato colorado Luís María Argaña, líder do partido, sofreu ferimentos na perna direita.
O presidente do Paraguai, Juan Carlos Wasmosy, estava em Ciudad del Este no momento do desabamento. Ele participava, a menos de 3 km do ginásio, do encerramento da campanha de Carlos Facetti, um dos três pré-candidatos do Partido Colorado à Presidência do Paraguai.
Wasmosy determinou a transferência em aviões militares, ontem pela manhã, dos feridos graves para a capital do país.
Ontem, os partidários de Wasmosy, que apóia Facetti, defendiam a suspensão da convenção do partido marcada para amanhã e que deve escolher o candidato colorado à Presidência.
As tendências que apóiam o general Lino Oviedo (favorito nas pesquisas internas) e Argaña (o segundo nas pesquisas) defendiam a manutenção da convenção.

Texto Anterior: Tripulantes saem da Mir para conserto
Próximo Texto: Georg Solti morre em Londres aos 84 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.