São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leitor opina sobre moral e costumes

Assinante da Folha avalia reportagens e cadernos

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 12% dos assinantes da Folha acreditam que o jornal publica textos e imagens que ferem a moral e os costumes. A maioria de 88% acha, ao contrário, que não há agressão moral no que é publicado.
É esse o resultado de pesquisa feita pelo Datafolha entre 27 de agosto e 3 de setembro. Foram ouvidos 1.832 leitores.
O levantamento faz parte do Datadia, pesquisa feita diariamente com assinantes a fim de orientar o jornal sobre as reações do leitor em face do produto.
Entre os que disseram que havia agressão à moral e aos costumes, 32% se referiram à imagem de órgão sexual feminino.
O Datafolha obteve essa frequência estatística do tema em entrevistas com respostas em aberto. Nelas, o leitor não é induzido pelo pesquisador a escolher sua resposta a partir de uma lista fechada. A menção é espontânea.
O caderno Mais! de 20 de julho último, para ilustrar a publicação de poemas inspirados na vulva, trouxe na capa uma pequena reprodução do quadro "A Origem do Mundo", do pintor francês Gustave Courbet (1819-1877), com uma figura feminina deitada de costas e o seu órgão sexual retratado em primeiro plano.
As demais menções dos assinantes entrevistados não tomaram como ponto de partida um texto ou uma ilustração específicos. Em segundo lugar, entre as respostas em aberto, aparece o tema violência e corpos mutilados, com 24% da parcela de entrevistados que acredita haver textos ou ilustrações agressivas ou imorais.
Em seguida, os assinantes referem-se ao "sexo em geral" (10%) e à coluna "Saia Justa", publicada aos domingos (9%) nos cadernos São Paulo ou Cotidiano.
Quanto aos cadernos ou seções, o São Paulo ou Cotidiano (dois formatos com ênfases editoriais diferenciadas, dependendo se são encartados na edição São Paulo ou na edição nacional da Folha) vem em primeiro lugar, com 24%.
Em segundo está o caderno Mais!, com 20%, seguido, empatados com 14% das menções, da Ilustrada e do Folhateen. A Primeira Página é citada por 7% dos entrevistados que acreditam haver, no jornal como um todo, algum conteúdo que a seu ver contraria a moral e os costumes.

Texto Anterior: Acompanhe o "3º Grito dos Excluídos"
Próximo Texto: Atração da 'Videoteca' de domingo é 'Nu em Nova York'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.