São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doping

TELÊ SANTANA

É lamentável que casos de doping, como o de Fábio Augusto, do Corinthians, continuem ocorrendo também no futebol brasileiro. Há pouco tempo foi com o Dinei, no Coritiba (hoje no Guarani).
Não dá para entender que os jogadores recorram a esses métodos. Eles só têm a perder -além das punições, há os prejuízos que as substâncias causam à sua saúde.
Todos perdem com o doping: clube, comissão técnica, atleta e torcedores.
Vejam o caso de Maradona. Por sua irresponsabilidade, o povo argentino deixa de ver um grande jogador em ação.
O jogador perde sua vida e, também, deixa de ganhar muito dinheiro.
O treinador tem função muito importante na conscientização do atleta. Ele deve dar conselhos, recomendando que os jogadores não tomem nenhum remédio sem prescrição dos médicos. E estes devem ficar sempre atentos.
No caso de Fábio Augusto, não se sabe se foi ou não voluntário, mas, de qualquer forma, o clube, pelo menos, já saiu prejudicado.
*
Fico triste ao saber da queda no nível técnico do Brasileiro-97. É muito ruim para o futebol nacional, que vinha crescendo e melhorando com a redução das faltas. Mas a média de indisciplina voltou a subir e a de outros índices, como passes, dribles e lançamentos certos, caiu.
A principal causa é a falta de treinamentos técnicos de passe e domínio de bola.
A preocupação de não deixar o adversário jogar vem sendo maior do que a de acertar. Isso torna o futebol feio e cheio de faltas.
*
Por outro lado, é bom constatar que árbitros jovens e talentosos vêm tendo oportunidade no Brasileiro.
Da mesma forma que deve ser com os jogadores, é necessária a renovação nos quadros de árbitros. Tenho visto jovens que estão se sobressaindo, coibindo a violência e fazendo os jogadores jogarem.
*
O Christian, atacante do Internacional, mereceu a convocação para a seleção brasileira. Vem jogando bem e fazendo muitos gols. Demonstrou dentro de campo que merece ser testado.
Valeu também para coroar a excelente campanha que o time gaúcho vem fazendo.

Texto Anterior: Viola assume fase 'higiênica'
Próximo Texto: Piada de mau gosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.