São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inter avança ao treinamento virtual

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Os jogadores do Internacional receberão, em breve, um tipo de treinamento no qual são usadas as mãos e não os pés.
Eles vão aprender a trabalhar num terminal de computador, que ficará no vestiário, com informações sobre seus desempenhos nos jogos e participação do clube nos campeonatos.
O equipamento faz parte do projeto de informatização do clube gaúcho.
O projeto foi idealizado pelo coordenador técnico João Paulo Medina e deverá estar completamente implementado até o término do ano.
Medina, que recentemente foi submetido a uma cirurgia na coluna, recupera-se em São Paulo.
A diretoria do Internacional assegura, entretanto, que o processo de informatização do clube não será paralisado.
Durante a ausência do coordenador técnico, seu assessor, Hélio Carraveta, ficará temporariamente à frente do projeto.
Além disso, algumas salas do estádio Beira-Rio já estão sendo reformadas para se adequarem ao uso dos novos equipamentos.
A área de informática, criada recentemente e batizada Internacional Futebol Data Center, está providenciando a criação de um software (programa) específico para as necessidades clube.
Atualmente, a comissão técnica usa um notebook (computador portátil) para anotar as estatísticas gerais dos jogos do Inter -passes certos, errados, defesas do goleiro.
Os dados do notebook são tabulados e lançados na rede instalada no estádio.
"O clube tem avançado significativamente na área de informática", disse um dos técnicos do Internacional Futebol Data Center, Olavo de Vargas Dias.
Ele não revelou, entretanto, quanto o Internacional investiu em computação.
Um equipamento terá acesso à Internet (rede mundial de computadores), o que possibilitará ao Departamento de Futebol coletar, entre outros dados, informações sobre times adversários, além de convocar a torcida colorada a comparecer aos jogos da equipe.
O projeto de Medina inclui um setor de cinevídeo, que faz a gravação dos jogos do time, líder do Brasileiro, para projetar à comissão técnica, que recebe os dados da partida tabulados.
O Internacional também contará com um banco de dados contendo informações sobre os principais jogadores do país a fim de facilitar contratações.

Com a Reportagem Local

Texto Anterior: Em Recife (PE)
Próximo Texto: Em Belo Horizonte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.