São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
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Veja o que torna os carros mais seguros

DA REPORTAGEM LOCAL

A aprovação do novo Código Nacional de Trânsito na Câmara, que torna obrigatória a instalação de airbag em carros novos e o uso do cinto de segurança em todo o país, e a morte da princesa Diana, em um sofisticado Mercedes-Benz Classe S, reacenderam a discussão sobre a segurança nos veículos.
Há duas categorias para se definir a segurança em um carro: passiva e ativa (veja quadro).
A segurança ativa é o conjunto de equipamentos que ajuda a evitar a ocorrência de um acidente -freios antitravamento, suspensão, controle de tração etc. (leia glossário abaixo).
Na passiva, fazem parte os equipamentos que entram em ação para minimizar os efeitos de uma batida, como airbag, encosto de cabeça, cinto de segurança e as zonas de deformação programadas.
E a segurança no Brasil? Para o engenheiro Marco Antonio Saltini, presidente da Comissão de Assuntos Técnicos da Anfavea (reúne os fabricantes), é possível dizer que os carros brasileiros mais modernos são bastante seguros.
"Os carros brasileiros de concepção mundial, que atendem a regras da Europa e EUA, não ficam nada a dever aos importados."
Entre os mais avançados, destacam-se o Chevrolet Vectra (equipado com duplo airbag, freios ABS, cinto de segurança com pré-tensionador e pedais que desarmam em colisões), o Ford Ka e o Fiat Palio, que, apesar do tamanho, têm estruturas deformáveis das mais complexas e podem vir com dois airbags.
"Os carros brasileiros já contam com os principais itens de segurança ativa do mercado", esclarece o engenheiro Carlos Henrique Ferreira, da Fiat.
O maior problema dos veículos nacionais, segundo especialistas, está na segurança passiva, principalmente quanto à estrutura -deve deformar, absorver e distribuir o impacto para zonas de deformação e deixar intacta a cabine.
"O desafio é tornar cada vez mais segura a estrutura do habitáculo (cabine)", afirma Ferreira.
Cinto de segurança é essencial
Mas, apesar de todos os estudos e equipamentos eletrônicos, o cinto é eleito o mais importante item de segurança. "É ele que evita os maiores ferimentos em uma colisão frontal, lateral ou traseira", afirma Bob Sharp, gerente técnico de imprensa da GM.
"Pode-se até dizer que foi o cinto de segurança que salvou a vida do único sobrevivente no acidente que matou a princesa Diana."
Decio Assaf, gerente do departamento de segurança da Volkswagen, concorda: "O cinto evita maiores deslocamentos do corpo sobre painel e outras áreas".
Airbag na linha 98
Toda a linha VW deve contar com airbag até o final de 98. Entre os carros GM, o Corsa receberá o dispositivo no começo do próximo ano. Na Ford, está prevista, também para 98, a instalação do equipamento no Fiesta.

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