São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
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CARTAS

* "Sei que motores de oito válvulas respondem com mais rapidez nas retomadas. Gostaria de saber, no caso do Gol GTi 16V, a partir de qual rotação suas respostas se tornam mais rápidas que a versão comum."
Luiz Eduardo Luz Camargo (Piracicaba, SP)

Resposta
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, na comparação de desempenho entre motores com 16 válvulas (quatro por cilindro) e seus similares com oito (duas por cilindro), esses últimos só levam vantagem geralmente a partir das 4.000 rpm (rotações por minuto). Perrella disse ainda que o motorista deve manter o giro do motor entre 4.000 rpm e 6.000 rpm (basta acompanhar pelo conta-giros no painel), caso contrário, não obterá vantagem significativa nas acelerações e retomadas.

* "Comprei um Fiesta 95, na Caltabiano, em julho de 96. Com uma semana de uso, percebi que o carro estava inclinado para o lado do motorista e que era difícil mantê-lo na trajetória. A revenda substituiu uma mola, mas o problema persistiu. De volta à oficina, o veículo ficou pior. Insatisfeito, mudei de concessionária. A revenda Santo Amaro disse que a solução estaria na substituição de uma série de peças, a qual custaria R$ 2.838,77. Mesmo com essa troca, o carro continua torto."
Mario Bresighello (São Paulo, SP)

Resposta
A Ford disse que contatou a Santo Amaro e foi informada de que o veículo foi atendido no último dia 25 e entregue ao cliente em condições normais de funcionamento.

Em contato com o leitor, a Folha foi informada de que o defeito no Fiesta persiste.

* "Tenho uma perua Palio 16V. Constatei tardiamente que a mesma não tem anteparo (proteção) de motor e câmbio. Além do risco de andar sem tal equipamento, tenho recebido notícias de que a ausência do acessório facilita a entrada de água na câmara de combustão do motor e no cárter. Quero saber se existe um projeto da Fiat para a instalação do componente."
Savio S. de Queiroz (Vitória, ES)

Resposta
A Fiat informou que no dia 15 de agosto a concessionária Podium instalou a peça solicitada no veículo do cliente. Segundo a montadora, houve um contato com o cliente no dia 18 de agosto, que confirmou a instalação da peça.

O leitor afirmou que a proteção está instalada no seu carro.

* "Soube pela Folha que a General Motors deve lançar a S10 cabine dupla na versão com tração 4x4 (nas quatro rodas). Existe muita diferença no veículo com ou sem essa tração? Quando a GM vai lançar essa nova versão? No caso de eu adquirir um carro sem essa tração, é possível fazer a conversão para a tração 4x4, de maneira a manter sua forma original?"
Renato Moraes Salles de Figueiredo (Franca, SP)

Resposta
A General Motors informou que há diferença entre veículos com tração 4x4 e com tração 4x2, mas somente em situações críticas, como: piso com lama profunda e rampas de forte inclinação. Segundo a montadora, um veículo com essas características deverá ser lançado no início de 1998. Quanto à conversão, a GM informa que a possibilidade existe, mas é inviável financeiramente.

* "Comprei um Uno SX em outubro passado. Com cerca de 4.000 km rodados, o carro apresentou problemas na injeção eletrônica e esteve inúmeras vezes na revenda. Resolvi, então, ligar para o serviço de atendimento ao cliente e solicitei um acompanhamento técnico da montadora. Até hoje não conseguiram agendar uma vistoria com a revenda."
Daniel Piccart (Barretos, SP)

Resposta
A Fiat informou que o carro foi analisado por um de seus representantes técnicos, que fez os esclarecimentos ao cliente.

O leitor disse à Folha que o carro foi analisado pela montadora e a conclusão foi que a falha no sistema de injeção eletrônica é uma característica do carro.

* "Comprei uma picape Silverado, na concessionária Translages, em maio. Mas até hoje não consegui instalar o toca-CD no veículo. É preciso colocar um adaptador para acoplar o aparelho ao painel, e a fábrica não dispõe desse equipamento. Quero saber se há outra alternativa para a instalação sem prejudicar a garantia do carro."
Vilson Dolberth (Lages, SC)

Resposta
A General Motors informou que a peça foi despachada para a concessionária no dia 6 de agosto.

O leitor confirmou a informação à Folha, mas se mostrou insatisfeito por ter esperado mais de dois meses pelo componente.

* "Comprei um Golf GLX, na revenda Covenac, em outubro de 95. Ao receber o carro, notei que havia manchas na pintura. A revenda disse que o passar dos meses e a exposição do carro ao sol teriam queimado a pintura, mas que o problema se resolveria naturalmente. Porém ele vem se agravando dia-a-dia, e a solução apresentada pela revenda é a repintura do veículo, o que eu não aceito."

Resposta
A Volkswagen informou que o caso está sendo objeto de ação judicial e por isso não comentará o assunto.

* "Tenho um Hyundai GLS, ano 92. Gostaria de saber o endereço de uma oficina autorizada mais próxima de Guarulhos."
Mario Medina (Guarulhos, SP)

Resposta
A Hyundai informou que a autorizada mais próxima fica na av. Brás Leme, 620, Santana, tel. (011) 856-0550.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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