São Paulo, segunda-feira, 8 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Italiano é o campeão da temporada 97

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A MONTEREY

O italiano Alessandro Zanardi terminou ontem o GP de Monterey, nos EUA, na terceira colocação e garantiu o título de campeão da temporada 97 da Indy.
A prova foi vencida pelo norte-americano Jimmy Vasser, campeão de 96 e companheiro de Zanardi na Ganassi, com Mark Blundell na segunda posição. É o primeiro título do italiano na categoria e o segundo consecutivo da equipe Ganassi.
O brasileiro Gil de Ferran, único piloto que poderia adiar a decisão do campeonato, terminou a prova em quinto lugar e garantiu o segundo posto na classificação.
"É a primeira vez que eu ganho um campeonato importante e devo muito disso à equipe, que me trouxe para a Indy após alguns anos ruins na F-1", disse Zanardi.
"Durante toda a temporada, sempre me senti confiante para ganhar as corridas. Nosso conjunto (pneus Firestone, motor Honda e chassi Reynard) mostrou muita confiabilidade."
Para chegar ao título, Zanardi venceu cinco provas ao longo do ano, em todo o tipo de circuito -oval, rua e pista mista.
Conseguiu ainda marcar pontos em 14 das 16 provas já disputadas.
Com a decisão do campeonato, a última etapa da temporada, no final do mês, no superoval de Fontana, servirá apenas para definir posições intermediárias.
A corrida começou em um ritmo forte, motivada pela disputa entre Zanardi e o pole position, Bryan Herta, pela liderança.
Após exercer forte pressão, o italiano tentou pela primeira vez uma ultrapassagem na 18ª volta, no fim da reta dos boxes.
Herta, no entanto, soube segurar a posição e prolongou sua permanência na liderança por mais quatro voltas.
Na 22ª volta, após nova tentativa de Zanardi, os dois se tocaram. O italiano foi para a área de escape e Herta, que era um dos mais lentos na pista, perdeu tempo.
Scott Pruett, então terceiro colocado, tirou proveito da situação e assumiu a liderança.
Na mesma volta, curvas à frente, Vasser tocou o carro de Herta, que foi para a caixa de brita e se distanciou do pelotão da frente.
Pruett manteve a primeira posição por quatro voltas, até a primeira parada para troca de pneus.
A Ganassi então trabalhou melhor e Vasser ultrapassou Pruett nos pits, chegando à liderança.
A partir daí, sem bandeiras amarelas, a prova teve poucas trocas de posição.
O brasileiro André Ribeiro, que largou em décimo, fez uma boa prova e terminou em quarto.
Gualter Salles foi o sétimo, Raul Boesel, o oitavo, Mauricio Gugelmin, o nono, e Roberto Moreno, o décimo. Christian Fittipaldi abandonou na 71 volta, com um problema na suspensão.

Texto Anterior: Silvester Stallone vai fazer filme sobre F-1
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.