São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Filiação não é 'Green card"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A possível candidatura do ex-presidente Itamar Franco a presidente da República pelo PMDB foi bombardeada ontem pelo líder do partido na Câmara, Geddel Vieira Lima (BA). Itamar estuda o ingresso no PMDB até o final do mês.
"O ex-presidente será bem-vindo ao PMDB como militante. Mas, se pensar que isso será o 'green card' para a sua candidatura a presidente, está enganado", disse Geddel.
"Green card" é o visto de caráter permanente concedido pelo governo dos EUA. Traduzido para o português, significa "cartão verde".
O líder do PMDB defende o apoio do partido à reeleição de Fernando Henrique Cardoso. No caso de o partido optar pela candidatura própria a presidente, na convenção nacional de novembro, ele vai apoiar a candidatura do senador José Sarney (AP).
"Um partido de tradição e de história como o PMDB não precisa de quadros externos para ter um candidato a presidente. Se esta for a opção, eu prefiro o nome do senador Sarney", afirmou Geddel, em outra estocada contra Itamar.
O ingresso de Itamar no PMDB está sendo articulado pelo presidente nacional do partido, deputado Paes de Andrade (CE), que lidera o movimento por um candidato próprio a presidente.
FHC
Geddel e o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), estão articulando junto a líderes do PMDB o apoio à reeleição de FHC. Afirmam que já contam com a adesão dos nove governadores do partido.
Para fechar esse apoio, porém, os governistas fazem pelo menos três exigências a FHC. Querem a neutralidade do presidente nas disputas estaduais, participação na elaboração do programa de governo e a definição do espaço que terão no futuro governo.

Texto Anterior: Detalhes separam ex-ministro tucano do PSB
Próximo Texto: A Folha ontem na opinião do leitor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.