São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ar seco provoca coceiras na pele

RITA NAZARETH
DA REPORTAGEM LOCAL

Muitos médicos dizem que o ressecamento e a coceira de pele são comuns nessa época do ano. Mesmo sem a temperatura baixa do inverno, eles recomendam cuidados redobrados devido à pouca umidade do ar.
Outra dermatologista, Andréa Gerbase, 36, diz que 10% de seus pacientes estão com coceiras. "Esse problema atinge mais os idosos, que não têm tanta gordura na parte externa da pele e sentem mais as agressões do ar seco", diz.
Ontem, a auxiliar de marketing Maria Helena Rodrigues, 23, retornou a um consultório dermatológico depois de uma semana. "Minha pele está coçando demais, por isso vou usar um emoliente", diz.
Cuidados
Segundo Andréa, quando a pele está muito ressecada, o paciente deve usar cremes à base de uréia, que são vendidos em farmácias de manipulação, mediante receita médica. "Os cosméticos podem ser usados por quem não tem problemas de pele", afirma a dermatologista.
Algumas pessoas preferem recorrer a óleos nessa época do ano. De acordo com a médica Jussara Marin, os óleos não têm um poder de hidratação tão forte. "O óleo não é absorvido pela pele como o creme (mais pastoso) ou a loção (mais líquida)."
Jussara diz que a hidratação tem de ser feita após o banho, que deve durar no máximo cinco minutos. "Água quente e muito sabonete retiram a proteção de gordura da pele", diz a médica. "O ideal é o uso de sabonetes neutros glicerinados e água morna."
Como o brasileiro tem o costume de tomar banho diariamente, os médicos recomendam que, nessa época do ano, as pessoas só utilizem sabonetes nas partes que têm odores. "O ideal é o uso em braços, axilas e órgãos genitais", diz Andréa.
O filtro solar também deve continuar a ser usado, mesmo no inverno. "Com essa secura ambiental, as pessoas ficam bastante vulneráveis à incidência de raios solares", diz a médica.

Texto Anterior: Calor bate recordes no Sudeste do país
Próximo Texto: Dicas para enfrentar a baixa umidade do ar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.