São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festa canadense em SP tem "balé aéreo"

Hoje é o único dia de apresentação do Les Gens d'R

PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em uma festa ao estilo canadense, o público paulistano poderá assistir a um show com características circenses: a exibição dos acrobatas e trapezistas do Les Gens d'R.
O grupo foi formado há três anos pelo coreógrafo e técnico de trapezistas André Simard. Com 11 integrantes, cada um especializado em seu número, o Les Gens d'R pode se apresentar com um ou mais componentes, mas raramente com a companhia completa.
Para sua única apresentação em São Paulo, vieram de Québec seis artistas: quatro canadenses, uma japonesa e a única brasileira do grupo: Maria Isabel da Silva, a Bel. A recifense está com o grupo há um ano, aperfeiçoando o número que apresenta hoje em São Paulo.
Balé aéreo
Para Alain Veilleux, diretor artístico do Les Gens, apesar das semelhanças com as apresentações circenses, os shows do grupo canadense pertencem a uma outra arte.
"Não é um 'circo-circo'. É um balé aéreo. O primeiro parâmetro do trabalho do André é o ar. Não é a emoção feita em cima do perigo, mas feita sobre um caminho que as pessoas têm para se expressar", diz Veilleux.
O diretor realça a individualidade do trabalho do Les Gens d'R, quando comparado ao de outros grupos, como o de um grupo de balé ou de um circo.
"É arte aérea. Mas não é como um corpo de balé, em que todos se apresentam juntos. Cada um tem a sua autonomia e pode se apresentar isolado do grupo", afirma.
Segundo Veilleux, cada número pode ser ensaiado de um ano a dois anos e meio, dependendo do nível em que estiver o acrobata e do grau de dificuldade que ele procura alcançar com as acrobacias.
"É um trabalho muito individual porque você ensaia um número específico", diz Bel.
O da brasileira, por exemplo, chama-se "O Pano". "Eu trabalho com tecido, e o nome do número dá uma personalização ao objeto, como se ele fosse mais importante do que eu", explica.
Além do show do Les Gens d'R, outros ingredientes darão à festa um gosto canadense: comidas e pratos típicos do Canadá, demonstração de hóquei sobre patins e a presença de integrantes da Polícia Montada Canadense.
A noite em SP faz parte do projeto Canadá nas Gerais, que se realiza em Belo Horizonte desde o dia 3 e segue até o próximo dia 14.

Show: Les Gens d'R
Quando: hoje, a partir das 21h
Onde: Moinho Santo Antônio (r. Borges de Figueiredo, 510, tel. 291-3522)
Quanto: R$ 25 (ingressos pelos tels. 0800-13-6666, 867-8687 ou 521-9675)

Texto Anterior: O artista e o mundo
Próximo Texto: Fábrica de Quadrinhos dá palestras sobre o tema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.