São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navegador ajuda a traduzir a Babel on line

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Navegar pela Internet em línguas que utilizam alfabetos diferentes do ocidental comum está se tornando mais acessível.
Há vários sites na rede mundial que oferecem programas para visualizar caracteres diferentes, além daqueles que os novos softwares de navegação oferecem.
O "Navigator 4.0", da Netscape, é capaz de entender, além do ocidental comum, os alfabetos centro-europeu, japonês, chinês (tradicional e simplificado), coreano, cirílico (russo), grego e turco, alguns em mais de uma versão.
Para selecionar o alfabeto, vá ao menu Options, escolha General Preferences e Fonts. O navegador pode ser transferido para o seu PC do site http://home.netscape. com/download/.
Quem utiliza o "Internet Explorer 3.0", da Microsoft, tem de pegar no site da empresa (http:// www.microsoft.com/ie/ download/) componentes para ver caracteres de chinês tradicional, japonês, coreano, cirílico, grego, polonês e húngaro.
O arquivo do kit pan-europeu (centro-europeu, cirílico e grego) do "IE 3.0", por exemplo, tem 1,384 Mbyte e pode ser transferido e instalado sem problemas.
Para escolher um dos alfabetos instalados, vá ao menu Exibir, selecione Opções e, depois, Configuração de fonte.
A Microsoft deve manter esse esquema de captura de fontes na rede no "IE 4.0", que será lançado no próximo dia 30, em inglês.
Hieróglifos e esquimó
Alfabetos não previstos nos navegadores estão à disposição do internauta em diversos sites.
Um dos mais generosos é o Arquivo de Fontes para "Windows" (http://www.dtcc.edu/ berlin/fonts.html), que traz alfabetos como árabe, cherokee, cambojano, vietnamita, rúnico, esquimó, armênio e até hieróglifos.
Os arquivos são gratuitos ou para experiência. Há também drivers (programas adaptadores) para teclado nas várias línguas.

Texto Anterior: Fantasia mescla robô e humano
Próximo Texto: Saiba onde encontrar as fontes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.