São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Guerrilhas da Colômbia sequestram 3 prefeitos; Presidente do PRI é afastado de cargo: Morre pintor argentino Ricardo Carpani; Mandela diz que aliados abandonaram Mobutu; Partido Nacional elege sucessor de De Klerk; Opositores na Bósnia rejeitam ajuda da Otan; PC chinês expulsa dirigente por corrupção; Coréia do Sul mata soldado norte-coreano

Guerrilhas da Colômbia sequestram 3 prefeitos
Guerrilhas da Colômbia sequestraram em 24 horas três prefeitos, um vereador e três candidatos a prefeituras. O objetivo dos atentados é impedir a realização de eleições municipais, marcadas para 26 de outubro. No Departamento de Antioquia (norte), 14 prefeitos já foram sequestrados desde agosto.

Presidente do PRI é afastado de cargo
O presidente do Partido Revolucionário Institucional mexicano (PRI, do presidente Ernesto Zedillo), Humberto Roque Villanueva, foi afastado ontem do cargo e nomeado diretor geral da seguradora estatal Hidalgo, função considerada modesta. Villanueva vinha sendo criticado por setores do PRI.

Morre pintor argentino Ricardo Carpani
O artista plástico argentino Ricardo Carpani morreu ontem, aos 67 anos, em Buenos Aires. Carpani era conhecido em seu país por retratar em murais as greves dos movimentos operários. Passou a maior parte dos anos 70 exilado na Europa. Expôs seus trabalhos em Roma e Paris.

Mandela diz que aliados abandonaram Mobutu
O presidente sul-africano, Nelson Mandela, disse ontem que os países ocidentais que haviam apoiado durante 30 anos o ditador do ex-Zaire, Mobutu Sese Seko, o haviam abandonado em seus últimos dias. Mobutu morreu vítima de câncer de próstata no domingo, em Marrocos, onde estava exilado.

Partido Nacional elege sucessor de De Klerk
O Partido Nacional sul-africano, que manteve a segregação racial no país até 1994, elegeu Marthinus van Schalkwyk, que já tinha funções executivas, para o cargo de líder. Frederik de Klerk, presidente na transição democrática, deixou ontem oficialmente a liderança do Partido Nacional e a política.

Opositores na Bósnia rejeitam ajuda da Otan
Líderes contrários à presidente sérvia da Bósnia, Biljana Plavsic, recusaram ontem ajuda da Otan e fugiram sob pedradas do hotel em Banja Luka onde se refugiaram depois que partidários de Plavsic os atacaram, na segunda-feira. Eles acabaram conseguindo deixar o hotel por conta própria.

PC chinês expulsa dirigente por corrupção
Chen Xitong, ex-chefe do Partido Comunista em Pequim, foi expulso do partido, e seu caso, encaminhado para a Justiça, no escândalo de corrupção no mais alto nível já ocorrido na China comunista. Xitong, 67, foi acusado, entre outros, de desperdiçar recursos públicos.

Coréia do Sul mata soldado norte-coreano
Um número não conhecido de soldados norte-coreanos entrou na Coréia do Sul ontem. Um dos invasores foi morto. Segundo o Ministério da Defesa sul-coreano, o militar do regime comunista tentou sacar uma arma quando era rendido. Os EUA disseram que o invasor estava "confuso".

Texto Anterior: PC expulsa dirigente acusado de corrupção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.