São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escócia vota por Parlamento local

Órgão deve ter poder sobre impostos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE LONDRES

Os primeiros resultados da apuração do plebiscito realizado ontem na Escócia indicam a vitória da proposta de criar um Parlamento para a Província e com a possibilidade de a assembléia decidir sobre questões tributárias.
Segundo os primeiros resultados da apuração, a grande maioria respondeu sim às duas questões.
No distrito de Clackmannanshire, o primeiro a divulgar os resultados, 80% votaram a favor da criação do Parlamento e 68% apoiaram o poder para alterar, limitadamente, os impostos.
Segundo pesquisas publicadas por jornais escoceses, o "sim" para o Parlamento deve ter a aprovação de 63% do eleitorado. O poder de variar o valor de impostos deve passar, com margem menor.
A proposta tem o apoio dos trabalhistas, do Partido Liberal Democrata, o terceiro maior do país, e dos nacionalistas escoceses. Os últimos vêem a assembléia como um primeiro passo para a independência. A mesma tese foi usada pelos conservadores para tentar fazer com que a população rejeitasse a proposta.
(PHB)

Texto Anterior: Estudo liga partos após os 40 anos à longevidade
Próximo Texto: IRA rejeita desarmamento como condição para diálogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.