São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiranossauro comia como tubarões

Dinossauro agitava vítimas para despedaçá-las

NICHOLAS SCHOON
DO "THE INDEPENDENT"

O Tyrannosaurus rex despedaçava suas presas segurando-as em suas mandíbulas imensas e sacudindo sua cabeça rapidamente de um lado para outro ou para cima e para baixo, segundo Pheagarten Lingham-Soliar, da Academia Russa de Ciências.
Esse movimento de sacudir arrancava enormes bocados de carne do esqueleto da vítima, ou era usado para desmembrar seu corpo, quebrando seus ossos ou arrancando seus membros, como fazem os tubarões e crocodilos para se alimentarem.
O enorme carnívoro bípede, que entrou em extinção 67 milhões de anos atrás, tinha membros dianteiros minúsculos e crânio e dentes enormes. Os braços minúsculos eram fracos demais para segurar uma presa que estivesse se debatendo, e o crânio era grande para possuir áreas de ligação com os fortes músculos do pescoço utilizados no movimento vigoroso de sacudir.
Fileiras de dentes do tamanho de facas despedaçavam a carne e os tendões das vítimas, enquanto o dinossauro a sacudia em sua boca.
Segundo Lingham-Soliar, que é especialista em anatomia funcional, Steven Spielberg acertou boa parte dos detalhes sobre dinossauros que mostrou em seu filme "Jurassic Park".
No filme, o Tyrannosaurus rex é visto sacudindo dinossauros -e um advogado- em sua boca, até morrerem. Por que esse dinossauro, que pesava sete toneladas e tinha 4,5 metros de altura, tinha membros dianteiros tão pequenos?
O cientista acredita que era porque seus ancestrais foram precisando cada vez menos deles, de modo que seu tamanho foi diminuindo, numa evolução da espécie. Ele rejeita a teoria de alguns paleontólogos, de que o T-Rex se alimentasse principalmente dos restos de animais mortos por outros predadores.

Texto Anterior: Nasa compara Surveyor a bola de beisebol
Próximo Texto: Casa Branca admite ter barrado asiáticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.