São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
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Em torno de um acervo

LUIZ ARMANDO BAGOLIN

A implantação do Instituto de História da Arte, prevista há muito nos estatutos do MASP, apenas recentemente se deu de maneira concreta, graças aos esforços consideráveis de Luiz Marques e de um seleto grupo de estudiosos e pesquisadores. Como parte de suas premissas e objetivos, o instituto abriu há menos de dois anos um curso extensivo de história da arte voltado para o público com formação universitária, contando com a colaboração de vários especialistas pertencentes a universidades nacionais e estrangeiras, projeto denominado de Escola do MASP.
Temos agora a publicação desse primeiro "Boletim", feito nos moldes dos informes de museus internacionais. Sua intenção é permanecer como um veículo aberto às pesquisas em história da arte (em particular sobre as obras pertencentes ao acervo do MASP) e fomentar a produção de ensaios e reflexões de escopo generalizado, mas dentro das diretrizes teóricas compreendidas pelo Instituto. Para tanto, o boletim possui seis seções principais: 1) pesquisas sobre a museologia, a museografia e o acervo do MASP; 2) ensaios sobre história da arte e arqueologia; 3) pesquisas sobre conservação e restauração do acervo do MASP; 4) crônica do Instituto; 5) resenhas críticas, notícias bibliográficas e livros recebidos; e 6) crônica das atividades desenvolvidas no Instituto e no Museu.
A primeira das seções traz uma importante contribuição de Xavier Salmon, conservador do Museu Nacional dos Castelos de Versailles e Trianon, na França, esclarecendo o "Retrato de Uma Jovem Noiva", do acervo do MASP. Mediante um cotejo deste trabalho com outros do pintor francês Pierre Gobert (1662-1744), Salmon propõe que a tela encontrada no MASP deva ser atribuída ao pintor setecentista, tanto pela maneira como vêm figuradas as expressões de faces e membros quanto pelas cores, nas quais predominam as tonalidades rosas e os alaranjados, tão típicas de Gobert.
Encontramos ainda nessa seção um artigo sobre o São Sebastião atribuído a Perugino, de autoria da professora Maria C. Berbara (Universidade de Hamburgo); um informe sobre as quatro ânforas romanas pertencentes ao Masp, escrito por Pedro Paulo Funari; e um belíssimo estudo feito pelo professor Luciano Migliaccio (Academia di Belle Arti di Torino) sobre a "Bacante Adormecida", do escultor siciliano Valerio Villareale, também do acervo do MASP.
Na segunda seção do Boletim, destinada a ensaios sobre história da arte e arqueologia, vale a pena ressaltar o estudo de Adma Muhana sobre o tratado "Poesia, e Pintura, ou Pintura, e Poesia", de Manuel Pires de Almeida, concluído em 1633 e recentemente redescoberto pela pesquisadora no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.
O tratado em questão constitui material particularmente importante no rastreamento das preceptivas pictórico-poéticas recorrentes dos séculos 15 ao 18. Essa seção de ensaios se completa com trabalhos de Leon Kossovitch, Paulo Mugayar Kuhl e Luiz Marques, que também assina "Natureza Morta: Ordens do Objeto", apresentação feita por ocasião da exposição de Giorgio Morandi recentemente realizada.
A exemplo do que ocorre com as demais publicações do gênero -tais como "The Art Bulletin", "The Getty Bulletin", "The Metropolitan Museum of Art Bulletin", "The Burlington Magazine", "Gazette des Beaux Arts" e outras-, a edição desse boletim segue um padrão gráfico simples e despojado, com reproduções de boa qualidade e impressão legível, possuindo assim todos os atributos necessários para a manutenção regular de informes sobre o acervo do MASP.

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