São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sete vidas

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Um colega me disse que Emerson se despediu em grande estilo. A mais de 300 km/h, na pista mais veloz do mundo, disputando forte com um moleque 20 anos mais novo.
Foi para Miami, retificou a coluna e resolveu deixar o tempo passar. O tempo, que, dizem, quase tudo resolve.
Nesta semana, Emerson teve que ir de novo para Miami. Afinal, o tempo resolveu a parada definitivamente.
Emerson sempre foi e sempre será deliciosamente irresponsável. Pertence àquela categoria de pessoas que vive a essência dos momentos em detrimento a todo o resto.
Planejamento, organização, coisas para engenheiro, chefe de equipe. Piloto tem que viver seus momentos, sozinho, dentro do carro, como Emerson já ensinou em livro, sintonizando os diversos canais: como estou, como está o carro, os pneus, o motor, os adversários.
Desligar-se de tudo e de todos e viver com prazer o momento único, só seu.
Emerson vivia mais um de seus momentos únicos no último domingo. Não pense no depois, apenas no momento: voar, atirar laranjas na piscina, se divertir com o filho mais novo.
De repente, tudo foi para o brejo. O mundo real despencou à sua frente, sólido, implacável como aquele muro de Michigan que decretou sua aposentadoria em poucos segundos.
A realidade do filho assustado, dos urubus, do Corpo de Bombeiros, dos exames, de Miami, da coluna de titânio, de quem já tem 50 anos.
A realidade que Emerson tenta dobrar desde o ano passado, que preferiu, sabe-se lá por quê, dar apenas mais outro aviso.
A mesma realidade que tentamos esconder de nós mesmos, muitas vezes, para que acordar de manhã não signifique um ato de pura insanidade.
Rato não tem sete vidas e, espera-se, Emerson deve ter aprendido mais essa lição.
Duvido.

Texto Anterior: Anteontem
Próximo Texto: Fisichella; Doohan; Como é que fica?; Racing Day
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.