São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atacante é líder de grupo bastante seleto

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao marcar anteontem os seis gols do Vasco sobre o União São João, em casa, Edmundo conseguiu a carteirinha de membro de um clube muito particular.
Com o resultado, ele se tornou o único jogador a marcar seis gols em uma só partida válida por Campeonatos Brasileiros.
A média de gols do polêmico atacante pelo Brasileiro-97, aliás, é extremamente positiva.
Em dez partidas disputadas, Edmundo marcou 11 gols. Média de 1,1 gol por partida.
Antes dele, poucos jogadores haviam se aproximado de seu recorde. Apenas oito atletas haviam conseguido a façanha de marcar cinco gols em partida válida por Brasileiros.
Ronaldinho, atuando pelo Cruzeiro; Edmar, jogando pelo Guarani; Nunes, pelo Flamengo; Roberto Dinamite, defendendo a camisa do Vasco; Bira, jogando pelo Remo; Anselmo, pelo Botafogo da Paraíba; Reinaldo, pelo Atlético Mineiro; e Dodô, atuando pelo São Paulo.
Somente um deles alcançou essa marca jogando fora de casa: Dodô, contra o Cruzeiro, em pleno Mineirão, nos domínios do rival.
Destas goleadas, somente duas aconteceram nesta década: a de Ronaldinho, em 1993; e a de Dodô, neste ano. A exibição de Edmundo é a terceira, e maior goleada, da década de 90.
Os jogos nos quais Dinamite, Nunes e Edmar marcaram seus cinco gols aconteceram na década de 80. As goleadas de Reinaldo, Anselmo e Bira foram registradas na década de 70.
Os seis gols marcados por Edmundo, entretanto, não serviram para distanciá-lo dos outros artilheiros do Brasileiro-97.
Ironicamente, um dos jogadores a dividir com ele a liderança da artilharia do campeonato, com 11 gols, foi um dos jogadores que marcaram 5 gols em uma partida: Dodô, do São Paulo.
Christian, do líder Internacional, de Porto Alegre, também tem 11 gols marcados.
Dois gols separam o segundo colocado dos três primeiros. Rodrigo, da Lusa, ocupa a segunda posição na artilharia, com nove gols marcados.
Guga e Bebeto, respectivamente do Bahia e do Vitória, estão em terceiro lugar, com oito gols.

Texto Anterior: Atacante Edmundo bate recorde e União
Próximo Texto: Vitória e Excel decidem manter Bebeto no futebol brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.