São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garoto foi encontrado no lixo

LÚCIA NAGIB
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Jackie Coogan era um garotinho de 5 anos em 1921, nos Estados Unidos. Cabelo liso escorrido, gracioso e um prodígio (maravilha) para dançar e representar.
Charles Chaplin olhou para Jackie, lembrou-se de sua própria infância pobre, como pequeno ator de teatro na Inglaterra, e decidiu: "Vou fazer um filme com esse menino".
Foi assim que surgiu "O Garoto", filme que está em todas as locadoras de vídeo e que faz a gente morrer de rir e, às vezes, chorar.
Charles Chaplin, o maior diretor e ator cômico de todos os tempos, conhecido no Brasil como Carlitos, era moço naquela época.
Vagabundo
Ele já divertia muita gente com seus filmes curtos, fazendo o papel de um vagabundo maltrapilho que não perdia o jeito de gente fina, sempre de cartola, casaca e bengala.
"O Garoto" fez ainda mais sucesso. Foi o primeiro filme longo de Carlitos, que desta vez resolveu temperar as piadas com lágrimas.
A história em si não tem nada de engraçado: Carlitos encontra um bebê, abandonado junto a uma lata de lixo. Embora pobre de dar dó, Carlitos se vira muito bem para cuidar do bebê.
Usa um bule como mamadeira e recorta seu lençol para fazer fraldinhas! Cinco anos mais tarde, ele e seu guri, batizado de John, formam a melhor dupla de malandros da vizinhança.
Malandros
John se especializa em quebrar vidraças e sair correndo, para Carlitos chegar logo em seguida, como se não soubesse de nada, oferecer seu serviço de vidraceiro e ganhar um dinheirinho.
Tudo muito engraçado, até que as autoridades aparecem para levar o menino para um orfanato. John apronta um berreiro e Carlitos fica desesperado atrás do filho adotivo. Depois de mil peripécias, os dois encontram a mãe verdadeira do menino e tudo acaba bem.
Foi assim, trabalhando com Jackie, que dizem ser o melhor ator infantil de todos os tempos, que Chaplin virou sucesso no mundo inteiro. Depois, não parou de fazer filmes importantes, como "A Corrida do Ouro", "Tempos Modernos", "Luzes da Cidade", "O Grande Ditador".

Texto Anterior: O que foi a Semana de Arte de l922
Próximo Texto: Efeitos especiais eram diferentes; Filmes exibidos em barraquinhas; 16 fotografias por segundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.