São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Alvo certo; Prioridade federal; Capitão tucano; Catastrofismo de ocasião; Vendendo dificuldades; No fio de bigode; Dois partidos em um; A conferir; História secreta; Reage Câmara; Três babás e um bebê; Vivendo de ilusão; Ajuda indireta; Estrabismo ministerial; Volta às origens

Alvo certo
A chapa presidencial Lula-Brizola tem vida curta e somente um objetivo: tentar minar a filiação de Ciro Gomes ao PSB. Após 3 de outubro, prazo final para filiação, tende a virar pó.

Prioridade federal
Luís Eduardo Magalhães está negociando mudanças em seu projeto que altera o regimento da Câmara. Quer torná-lo mais palatável à oposição e conseguir o apoio dos líderes governistas que resistem de leve à proposta.

Capitão tucano
Se Covas (PSDB) confirmar a disposição de não se candidatar à reeleição ao governo paulista em 98, há dois tucanos na fila: Serra e Serjão. Só o segundo, diz um secretário de Covas, "levanta a arquibancada no partido".

Catastrofismo de ocasião
Na avaliação dos magistrados, se a aposentadoria especial cair no Senado, cerca de 4.200 juízes vestirão o pijama. O que estrangularia mais a Justiça, que opera com 30% de vagas em aberto.

Vendendo dificuldades
Após mais de um mês de paralisia na votação da reforma administrativa, líderes governistas se rendem: não haveria como aprovar demissão de servidor estável por excesso de pessoal.

No fio de bigode
O PT não cobrará de PMDB e PPB a manutenção na Câmara do fundo partidário de R$ 420 mi, se o Senado confirmar sua derrubada. O partido diz que não faz parte do acordo, mas afirma que a retirada dos votos brancos dos votos válidos faz.

Dois partidos em um
Enquanto o PT se preocupa mais em abater o vôo presidencial de Ciro Gomes que em reformar a sigla, a tendência "Articulação de Esquerda" faz circular documento seu atacando pesadamente Lula e Zé Dirceu.

A conferir
Domingos Leonelli, que patrocina reunião de dissidentes com Ciro Gomes amanhã, avisou à cúpula do PSDB que 11 deputados deixarão a sigla se o ex-ministro disputar a Presidência.

História secreta
Foi muito mais difícil do que aparentou a aprovação da "Lei FHC" em comissão do Senado na semana passada. Somente em uma reunião no Planalto apareceram os argumentos convincentes para os senadores mudarem a lei eleitoral de 98.

Reage Câmara
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), vai avocar para o plenário projetos que estejam encalacrados nas comissões, como fez com o dos planos de saúde. "É uma forma de agilizar a pauta e impedir paralisia de propostas importantes", diz.

Três babás e um bebê
O Planalto destacou três bombeiros para tentar amansar Covas sobre as perdas com a Lei Kandir (isenção de ICMS sobre as exportações). E para ver se ele para de esnobar o PSDB dizendo que não disputará a reeleição.

Vivendo de ilusão
Para Ciro Gomes, o nó do modelo econômico é a taxa de poupança interna, hoje de 17% do PIB. O ex-ministro da Fazenda acha que, só com índice de 30%, a estabilidade se sustenta com desenvolvimento e emprego.

Ajuda indireta
Líderes governistas acreditam que as críticas de Celso de Mello (STF) à aposentadoria especial da magistratura podem contribuir decisivamente para a aprovação da reforma da Previdência, que o Senado vota na quarta.

Estrabismo ministerial
Após dois sequestros abalarem o país, Iris Rezende (Justiça) diz o que espera da reunião dos secretários da Segurança Pública, amanhã, em Brasília: "É preciso assumir posição diante de tanta violência, como as que ferem o direito de propriedade".

Volta às origens
Paulo Hartung, ex-prefeito de Vitória, está com um pé no PPS . O tucano quer disputar o governo capixaba, mas sofre oposição dos três senadores do Estado.

TIROTEIO
De José Machado (SP), líder do PT na Câmara, sobre o projeto de Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), líder do governo, para mudar o regimento da Câmara a fim de facilitar a aprovação de emendas constitucionais:
- Temos boa vontade para negociar desde que não seja para ferir a democracia e o direito da minoria. A reforma administrativa está paralisada mais por uma demanda franciscana da base governista do que por regras que beneficiem a oposição.

Próximo Texto: Os americanos sabem das coisas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.