São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 1997 |
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Universidade não tem pesquisa
FERNANDO ROSSETTI
Em síntese, ela conclui que está havendo uma transformação histórica nesse conceito no Brasil e que as novas universidades são caracterizadas por ensino e extensão. Segundo o artigo 207 da Constituição, as universidades devem integrar ensino, pesquisa e extensão (serviços à comunidade). Mas não foi isso que Almeida verificou em sua pesquisa com nove universidades estabelecidas de 88 a 94. "Confirma-se que as novas universidades não realizam o tripé ensino-pesquisa-extensão, sendo fundamentalmente universidades de ensino e extensão", diz. Para ela, isso não implica uma limitação, mas revela o perfil dessas universidades, que "apresentam um novo modo de ver e praticar o conhecimento e a cultura." É daí que vem o título da dissertação, "O Brasão e o Logotipo". O primeiro nome, brasão, representa as universidades históricas ou tradicionais -como a USP ou a PUC de São Paulo-, que atuam "num ensino complexo, que discute as várias áreas do saber, o significado, o conhecimento, a aura". O logotipo marca as novas instituições -"que absorvem a demanda por formação para o mercado de trabalho, envolvem-se com o saber apenas enquanto compromisso formal, pois atuam em áreas profissionais que não discutem o universal". A dissertação traz boas entrevistas com os reitores das universidades e uma descrição do que cada instituição oferece. (FR) Texto Anterior: Abertas inscrições para 1ª Farra de Informática; Educação e inclusão social; Baile do 11 de Agosto Próximo Texto: Mais PMs podem ter feito sequestro no DF Índice |
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