São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 1997![]() |
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Técnicos querem início rápido de rodoanel
DA REPORTAGEM LOCAL O Rodoanel, conjunto de rodovias que vai interligar a região metropolitana de São Paulo, corre o risco de se transformar em uma obra obsoleta, caso sua construção não seja iniciada no próximo ano.O alerta é de técnicos especializados na área de transporte que participaram de debate na Folha. Segundo o consultor em transportes e habitação Adriano Murgel Branco, o Rodoanel deve ser iniciado com urgência para que o alto investimento (cerca de R$ 2,8 bilhões, segundo estimativas do governo do Estado) não seja perdido. Ele disse que a rápida ocupação das áreas onde se pretende fazer a obra pode retardar a construção das pistas, aumentando o preço das desapropriações e dificultando o deslocamento dos moradores. "É um investimento alto, mas que se justifica pela necessidade de circulação", diz Branco, que foi secretário dos Transportes (no governo Montoro) e da Habitação (no governo Quércia). Os técnicos da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) ressaltam a importância do projeto. Hoje, a velocidade média dos veículos na região metropolitana de São Paulo é inferior a 19 km/h. Mantidas as atuais tendências -só na capital a cada dia entram em circulação cerca de mil novos carros- no ano 2000 a velocidade será menor que 14 km/h. "Temos de criar rapidamente alternativas para que as pessoas não sejam obrigadas a trafegar pela capital quando querem apenas se deslocar entre outros municípios", disse o superintendente de gestão da Dersa e coordenador do Rodoanel, Ulysses Carraro. O gerente da Associação de Meio Ambiente da Dersa, Ives de Freitas, disse que o Rodoanel é a única opção que resta para a região. "Há poucos espaços não urbanizados na região, o que limita a realização de outro projeto", afirmou. Mesmo concordando com a importância do Rodoanel, o coordenador da campanha "Billings Eu Te Quero Viva", Carlos Bocuhy, afirmou que a construção não deve ser iniciada sem um estudo sobre o impacto ambiental da obra. "O Rodoanel não é uma solução para o futuro porque prioriza o transporte de carros. Temos de pensar em mudar nossa matriz energética", afirmou. O consultor em transportes e desenvolvimento urbano Luiz Célio Bottura, ex-presidente da Dersa (governo Montoro), também alertou para a necessidade de iniciar a construção do Rodoanel. "Temos de pensar em soluções integradas como o Rodoanel porque o trânsito é uma doença que extrapola os limites de cada município", disse Bottura. Texto Anterior: Disputa entre quadrilhas deixa cinco mortos no Rio Próximo Texto: 1º trecho é previsto para 2.000 Índice |
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