São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interesses políticos; Ensino superior; Racismo; Coerência; Medo de Deus; Bangue-bangue; Dentadura sob medida; Polícia e bandidos; Dia da Imprensa

Interesses políticos
"Sobre reportagem de 11 de setembro (Brasil) a respeito de pretensas irregularidades em contratos firmados pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano): o deputado Paulo Teixeira revela seus interesses puramente políticos ao apontar favorecimento da empresa Via Engenharia, e o Ministério Público se equivoca ao acolher essa opinião.
Todas as contratações, desde o início da introdução do método de construção por pré-moldados, têm se dado exclusivamente pelas associações de mutirantes responsáveis pelas respectivas obras. A CDHU nunca comprou nenhuma unidade sequer das estruturas de pré-moldado.
O deputado também revela suas intenções quando acusa o sr. Munir Apene como responsável pelas vendas dos produtos da Via Engenharia. Esse senhor é realmente concunhado do presidente da CDHU, sr. Goro Hama, mas de forma alguma tem as funções apontadas pelo deputado. Ele trabalhou naquela empresa entre fevereiro de 1996 e julho de 1997 e nela exerceu apenas as funções de engenheiro."
Vanderlei Macris, deputado estadual e líder do governo Mário Covas na Assembléia Legislativa (São Paulo, SP)

Ensino superior
"Sobre o artigo 'Retratos e caricaturas' (Tendências/Debates, 10/9), de Eunice Ribeiro Durham, gostaríamos de manifestar os nossos cumprimentos à professora por seu pensamento, que, de forma objetiva, direta e ousada, retratou a realidade do ensino superior brasileiro."
Gabriel Mário Rodrigues, presidente do Semesp -Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Racismo
"Parabenizo a Folha pelo editorial 'Racismo no trabalho' (4 de setembro). Passo a passo -e o editorial comprova isso-, a Folha tem se posicionado de maneira corajosa na repercussão de dados como os apresentados pelo pesquisador Hédio Silva Júnior. Que outro grande veículo no Brasil publicaria uma reportagem como a impagável 'Negros do Brasil vivem como no Zimbábue' (2 de junho)?"
Fernando Conceição, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mídia e Etnicidades da Faculdade de Comunicação da UFBA -Universidade Federal da Bahia (São Paulo, SP)

Coerência
"Estou com uma dúvida profunda. Será que na visita do papa ao Brasil o nosso presidente, após beijar a mão de João Paulo 2º, vai dizer que sancionará a lei do aborto e que as soluções para os problemas sociais não sairão da batina? Ele será coerente com as afirmações do presente ou vai pensar na reeleição e posar de bom católico?"
Aguinaldo Luiz de Lima, coordenador-executivo do Clasp -Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo (São Paulo, SP)

Medo de Deus
"Sobre a pesquisa que concluiu que a visão de um Deus vingativo continua traumatizando seres humanos: não posso aceitar que o medo de Deus continue sendo causa de estresse na infância. Infância é o paraíso perdido ao qual os adultos querem um dia, idilicamente, retornar."
Carlos Alberto Rodrigues Alves, delegado-substituto do Ministério da Educação no Paraná (Curitiba, PR)

Bangue-bangue
"Depois dos 'artigos' (se é que assim se pode designá-los) de Saulo Ramos (29/8) e Roberto Requião (1º/9), a seção Tendências/Debates deveria passar a se chamar "Indecências/Combates". Ambos abusam de tão precioso espaço para extravasar suas desafeições recíprocas e suas divergências pessoais.
Teria sido menos indigno se tivessem marcado um duelo, com TV e tudo mais. O espaço do jornal deve ser usado para expor idéias, com exercício intelectual. Bons assuntos não faltam.
Engraçado é a Folha consentir tamanha baixaria. O assinante não quer assistir a bangue-bangue. Se quiser, saberá procurar no local adequado."
Wagner Castilho Sugano (Penápolis, SP)

Dentadura sob medida
"Atendi à sugestão dada pelo presidente e encomendei também minha dentadura. Só que com apenas dez dentes, porque será o que o minguado e 'fomigerado' provento que recebo proporcionar-me-á comer."
Israel Silva Cavalcanti (Campo Grande, MS)

Polícia e bandidos
"Vejo na televisão todos os dias a indigitação de policiais pelos mais variados e horrendos crimes. A mídia passa-nos a impressão de que os bandidos é que são as vítimas, e que em tudo que a polícia faz ela está errada de antemão.
A sociedade brasileira só terá sossego quando compreender que a polícia é sua aliada e que não se pode exigir nada de onde não se colocou quase nada. Não será com pedradas e desaforos que teremos um sistema policial adequado às necessidades do nosso país."
Renzo Sansoni (Uberlândia, MG)

Dia da Imprensa
A Folha agradece os cumprimentos pelo Dia da Imprensa que recebeu de: Alziro Gottardi, Legião da Boa Vontade (São Paulo, SP); Voice Assessoria de Imprensa (São Paulo, SP); Ricardo Viveiros -Oficina de Comunicação (São Paulo, SP).

Texto Anterior: Do direito à reparação
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.