São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 1997
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Filosofia do grupo fez 47 anos

SÍLVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL

O Club Med chama os hóspedes de GMs (gentis membros), seus funcionários ligados ao lazer de GOs (gentis organizadores) e tem, não por acaso, a palavra Club no nome.
Fundado em 1950 com o nome de Club Méditerranée, o grupo que hoje tem mais de 110 villages foi concebido para hospedar pessoas num mundo que saía da Segunda Guerra Mundial (1939-45).
Preocupado em integrar pessoas, Gérard Blitz fundou em Alcudia, nas ilhas Baleares (na costa espanhola do mar Mediterrâneo), uma associação sem fins lucrativos que aproveitava antigas tendas de campanha, ociosas desde o fim da Segunda Guerra.
Em 1954 foi a vez de Blitz associar-se a Gilbert Trigano para dar início à expansão do grupo.
Dois anos depois, em 1956, outro village entrou em operação em Leysin, na Suíça.
Hoje, aos 47 anos, o Club Med está ligado acionariamente ao grupo Disney, mas mantém a filosofia de hospedar com entretenimento, informalidade, ambiente esportivo e busca de integração.
Assim, no cotidiano dos villages -estejam eles em paisagens tropicais ou nevadas-, a hora das refeições é também um momento de convivência de GMs e GOs.
Mas, se antes as refeições juntavam 8 pessoas, hoje já existem mesas para 2 ou 4 hóspedes. A gastronomia, aliás, é outra preocupação do Med. Talvez por conta de sua origem francesa, os villages têm pães excelentes e bufês de perder o fôlego -com assados, saladas, queijos e doces.
Na hora das refeições são servidos vinho, cerveja e refrigerantes.
A filosofia do Med A filosofia hoteleira do Med está presente em todos os villages -e eles estão em 35 países nos cinco continentes. Também é a tônica nos imensos veleiros Club Med 1 e 2, dois dos barcos mais modernos em operação no mundo.(SC)

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