São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Motivo real; Dar ou não dar; Lavando as mãos; Fator reeleitoral; O mundo é dos espertos; Óleo de peroba; Direção indefinida; Garotos de recado; Jogando na crise; Coronel humanista; Quem diria; O retorno; Fora do ar; Na mão dos verdes; Método de trabalho; Visita à Folha

Motivo real
Já que a possibilidade de reeleição de FHC soterrou o sonho presidencial de Covas, o governador paulista, que se sente traído e maltratado pelo governo federal, também não contribuirá para reeleger o presidente. Por isso, não disputa a sua reeleição.

Dar ou não dar
O Planalto estuda uma forma de atender a reivindicação de Covas sobre as perdas de São Paulo com a isenção de ICMS, calculadas por Kandir. Detalhe: se ceder, abre a porteira para outros Estados pedirem o mesmo.

Lavando as mãos
FHC avalia que Covas não é um problema dele, mas do PSDB como um todo. Não aceita a responsabilidade pela decisão do governador de não concorrer à reeleição em São Paulo.

Fator reeleitoral
Quem sabe das coisas no Congresso diz que a reforma administrativa, mesmo que desfigurada, será aprovada na Câmara neste ano. No Senado, porém, só em 99. Porque em 98 ninguém mexeria com o funcionalismo.

O mundo é dos espertos
O governo baiano se gaba de ter feito o BNDES bancar parte do investimento das montadoras de automóveis que foram para o Estado. Exatamente o contrário dos governos Britto (RS) e Lerner (PR), que tiveram que morrer com uma boa bolada.

Óleo de peroba
Como quem não quer nada, líderes do PSB estão ligando para deputados do PT, convidando-os a mudar de sigla. O presidente e o vice do PSB paranaense, por exemplo, chamaram Paulo Bernardo, que recusou.

Direção indefinida
A esquerda petista costura um nome alternativo ao de Valter Pomar para a secretaria geral do partido. Pomar, vetado por Lula e Zé Dirceu, tenta ainda se manter no páreo. No fim-de-semana, sai a nova Executiva da sigla.

Garotos de recado
Membros da juventude do PSDB, ligados ao grupo político do governador paulista, lançaram o manifesto "Desabafo Tucano!", no qual criticam fortemente o governo FHC e enaltecem a administração Covas.

Jogando na crise
A diretoria dos Correios está por um fio. Ou encontra rapidamente uma saída para a greve na empresa, ou pode receber o bilhete azul. O PFL, por meio de Marco Maciel e Jorge Bornhausen, já articula solução própria.

Coronel humanista
No livro "Estética Militar e Instituições Policiais", o comandante da PM paulista, Carlos Alberto de Camargo, diz que o policial deve usar "necessária energia (...), restringindo mesmo direitos individuais constitucionalmente protegidos".

Quem diria
Antigos desafetos, Quércia e Requião ensaiam uma reaproximação. O primeiro, candidato ao governo paulista pelo PMDB, pretende unir forças no ataque a FHC. Detalhe: Quércia quer que o senador peça a conversa.

O retorno
A família de Ronivon Santiago já articula no Acre a campanha para a sua volta à Câmara. O parlamentar renunciou após confessar ter vendido o voto para aprovar a reeleição de FHC.

Fora do ar
Tucanos capixabas dão como certa a saída do prefeito de Vitória (ES), Luiz Paulo Vellozo Lucas, do PSDB. Ele foi escanteado do programa de TV dos tucanos no Estado, o que teria sido a gota d'água para largar a legenda.

Na mão dos verdes
A comissão do Rodoanel (anel viário em torno de São Paulo) entrega hoje ao Conselho Estadual do Meio Ambiente o relatório de impacto ambiental.

Método de trabalho
Agripino Lima, que tenta a candidatura do PFL ao governo paulista, convidou o metalúrgico Paulo Pereira da Silva para compor a chapa ao Senado. Em troca, promete bancar todas as suas despesas de campanha.

Visita à Folha
O presidente do Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), Júlio Neves, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.

TIROTEIO
De Djalma Bom, deputado estadual do PT, sobre a mudança de comando na PM paulista:
- O Covas está parecendo cartola de time de futebol. Preferiu colocar a culpa no técnico a tentar melhorar o time.

Próximo Texto: Perseguição cruel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.