São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Remédio pode causar problema pulmonar

AURELIANO BIANCARELLI; RITA NAZARETH
DA REPORTAGEM LOCAL

O professor de psicofarmacologia Elisaldo Carlini, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), disse que os efeitos adversos da dexfenfluramina e da fenfluramina são mais graves do que os anunciados na segunda-feira pela FDA.
Segundo Carlini, o estudo citado pela FDA fala apenas dos danos cardíacos. "Trabalhos anteriores já tinham revelado que esses e outros inibidores de apetite provocam hipertensão pulmonar." Em macacos, as drogas teriam causado a destruição de neurônios.
Por causa desses efeitos, o uso das duas substâncias foi "severamente restrito" no Canadá no ano passado.
Na França, os remédios só podem ser receitados por médicos credenciados e a manipulação em farmácias está proibida. A União Européia adotou a mesma atitude no mês passado.
Sem riscos
Segundo o endocrinologista Daniel Raicher, todo remédio tem contra-indicações e as reações variam de acordo com cada pessoa.
"Há pessoas mais e menos sensíveis à fenfluramina, mas não conheço ninguém que tenha tido problemas cardíacos devido ao uso desses medicamentos", diz.
O cardiologista Marcos Venturi também não tem registro de pessoas que desenvolveram problemas nas válvulas aorta e mitral devido a medicamentos para emagrecer.
"Remédios desse tipo podem afetar o cérebro, dar uma gastrite, ou provocar uma arritmia", diz Venturi. "Mas as pessoas já nascem com problemas nas válvulas do coração", afirma.
Tanto Halpern como Raicher continuam recomendando drogas saciadoras de apetite e inibidores, isoladamente. "Cerca de 200 mil pessoas por ano morrem por doenças decorrentes da obesidade", diz Halpern. "Muitos dos problemas podem ser evitados com remédios como esses."
Mais de 60 milhões de pacientes em vários países do mundo já foram tratados com fenfluramina.
(AURELIANO BIANCARELLI E RN)

Texto Anterior: Venda de 3 emagrecedores é suspensa
Próximo Texto: Interior de SP testa chupeta contra cárie; Cai uso de produtos prejudiciais ao ozônioMinistro deve liberar verba contra dengue; FNE faz vacinação anti-rábica sábado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.