São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa arrenda fazenda, mas não põe boi no pasto

Área alugada pela Gado Forte em Avaré está vazia desde abril

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Gado Forte Agropecuária, empresa que opera com contratos de parceria para engorda de boi desde janeiro deste ano, arrendou a Fazenda Novo Horizonte, em Avaré (SP), para colocar parte do rebanho dos investidores. Mas desde abril deste ano, quando o contrato de arrendamento foi assinado, nenhum animal foi levado para o pasto.
A afirmação é do dono da Novo Horizonte, o pecuarista Eduardo De Tomasi, 40. "A propriedade está abandonada. Eles somente colocaram placas da empresa e desapareceram. Não há nenhuma cabeça de gado aqui", diz Tomasi.
A Fazenda Novo Horizonte fica no km 232,5 da rodovia João Melão e possui área de 160 alqueires. Desse total, 50 alqueires foram arrendados para a Gado Forte. No restante da propriedade há uma plantação de cana-de-açúcar.
Tomasi conta ainda que entrou com ação contra a Gado Forte na 2ª Vara de Avaré por falta de pagamento do aluguel mensal de R$ 1.500. "Só me pagaram os dois primeiros meses", diz.
A Gado Forte é uma das empresas que decidiu explorar o filão dos contratos para engorda do boi, após o início do boom de vendas, durante a exibição da novela "O Rei do Gado", ano passado.
O governo está de olho no setor, que tem aumentado o ritmo de captação de poupança nos últimos meses. Atualmente discute com as empresas uma forma de regulamentar a atividade.
A Gado Forte promete aos investidores ganho de 54% no peso do boi em 18 meses, rendimento superior ao da Fazenda Boi Gordo, que garante 42%. Diz contar com 300 parceiros e pretende terminar o ano com rebanho de 10 mil cabeças (tem 1.800).
Alvo principal
O alvo principal da Gado Forte é o pequeno investidor. A empresa monta estandes dentro de empresas e tem plano de abrir um ponto-de-venda no mês que vem no Shopping Eldorado, em São Paulo.
Na Gado Forte, é possível aplicar apenas R$ 54 (duas arrobas) -um boi magro pesa dez arrobas -e ter direito ao rendimento prometido. Para facilitar a divulgação das regras da parceria, a empresa editou até uma revista em quadrinhos com oito páginas.
"Você poderá comprar à vista ou em 18 meses quantos bois ou arrobas você quiser. O importante é começar", diz o boi "Fortão", que mostra como aplicar.

Texto Anterior: Definido preço mínimo da CPFL
Próximo Texto: Gado Forte procura empregado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.