São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsas da Ásia voltam a cair

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As Bolsas de Valores dos países do Sudeste Asiático viveram mais um dia de pessimismo ontem, com as cotações recuando até 2,9%.
O mercado de ações da região continua refletindo a instabilidade que desde agosto marca as moedas locais, que vêm caindo com relação ao dólar.
A Bolsa de Kuala Lumpur (na Malásia), por exemplo, fechou com queda de 2%.
Já a Bolsa de Bancoc (Tailândia) registrou ontem desvalorização de 1,7%, enquanto o mercado acionário de Jakarta, na Indonésia, encerrou o dia recuando 2,9% e a de Manila (Filipinas) caiu 0,6%.
No caso de Cingapura, as cotações desvalorizaram 0,6%.
Vários países do Sudeste Asiático também estão tendo problemas com seus sistemas bancários, por causa da alta das taxas de juros provocada pela instabilidade.
É o caso da Indonésia, onde muitos bancos estão em dificuldades.
O receio do mercado financeiro da Indonésia é o país seguir o mesmo caminho da Tailândia, onde a autoridade monetária local decidiu suspender 58 entidades financeiras que estavam muito endividadas.
Alguns analistas defendem que o governo indonésio entre com socorro financeiro para evitar o agravamento da situação dos bancos que enfrentam problemas.
Os juros no país chegaram a bater os 40% ao ano, e isso, segundo analistas, por causa da especulação que tomou conta da região.

Texto Anterior: FMI estuda restrição a fluxo de capital
Próximo Texto: Moedas da Ásia têm nova queda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.