São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto de perueiros bloqueia ponte e pára trânsito no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

Um protesto de motoristas de vans causou, ontem de manhã, congestionamentos nos principais acessos ao centro do Rio.
O protesto das vans foi engrossado por motoristas de Kombis e camionetes. Todos eles querem autorização para funcionar como lotações.
O trânsito em locais de grande movimento, como a avenida Brasil (zona norte) e a ponte Rio-Niterói, ficou caótico.
As vans chegaram a interromper o tráfego na ponte por 30 minutos. O trajeto entre as duas cidades, normalmente feito em 20 minutos, levou duas horas.
Na avenida Brasil, PMs e donos de vans chegaram a se enfrentar, com troca de empurrões. O engarrafamento se estendeu por 10 km, com reflexos na via Dutra (Rio-São Paulo).
Os PMs formaram uma corredor para a passagem das vans pela pista lateral da Brasil (sentido zona sul).
Até agora, a Justiça negou a autorização para lotações. Esta semana, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio vetou a pretensão dos donos de vans.
As vans só estão autorizadas a conduzir grupos de turistas e funcionários de empresas entre a casa e o local de trabalho.
O prefeito do Rio, Luiz Paulo Conde (PFL), disse que a manifestação foi uma "baderna".
Trinta vans foram apreendidas na avenida Brasil. Seis motoristas foram detidos na praça do pedágio da ponte.
As vans, Kombis e camionetes se dirigiram para a frente da prefeitura. Às 10h, segundo a PM, havia 800 vans no estacionamento da prefeitura.
Segundo os manifestantes, eram 4.000 vans, camionetes e Kombis. Uma comissão de manifestantes tentou falar com o prefeito, que não estava.
Os manifestantes decidiram permanecer em frente à prefeitura até o Superior Tribunal de Justiça decidir sobre o recurso impetrado contra a decisão da 1ª Câmara Cível do Rio. Se o STJ vetar os lotações, os motoristas disseram que pressionarão a Câmara a votar lei que regula o uso comercial dos veículos.

Texto Anterior: SP está entre menores médias de morte
Próximo Texto: Poluição piora e rodízio vai até fim do mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.