São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fábio Augusto revela origem do doping

LUIZ CESAR PIMENTEL
DA REPORTAGEM LOCAL

O meia-lateral Fábio Augusto, do Corinthians, revelou ontem o elo que faltava quanto à origem da efedrina, detectada em sua urina em exame após jogo contra o Atlético-PR, dia 19 de agosto passado.
O atleta afirmou tomar, desde o começo do ano, um complexo vitamínico de nome "Up your gas" (em português, aumente seu gás).
Antes, consultou um dos médicos do clube, Paulo Faria, que, "pela correria do trabalho", não atentou ao fato de o medicamento conter efedrina e consentiu.
A efedrina é sintetizada a partir da planta ephedra. Ela torna-se estimulante quando utilizada em dosagem elevada, encobrindo o cansaço do atleta.
Na urina de Fábio Augusto foram encontradas 46,4 microgramas por mililitro de urina, quando o máximo permitido é 5.
Não é possível, no entanto, precisar a quantidade ingerida, pois esta depende de vários fatores.
A hora em que tomou o medicamento, a quantidade de líquido tomada após a ingestão e a capacidade de sintetização do organismo podem, por exemplo, trazer resultados diversos para uma mesma quantidade adquirida.
Desde que começou a tomar o complexo vitamínico, Fábio Augusto fora sorteado para seis exames antidoping, anteriores ao fatídico do dia 19 de agosto.
Segundo os médicos do clube, isso mostra como o remédio era utilizado apenas esporadicamente.
O atleta, que tomou a vitamina no dia da partida, alega ter lembrado da utilização do medicamento apenas cinco ou seis dias após a divulgação do resultado.
Até o desvendamento do caso, ontem, o atleta sustentava a utilização apenas de inócuos colírio e descongestionante nasal e ameaçava processar o Ladetec, laboratório responsável pelo exame.

Texto Anterior: Greve deve parar Chile no final de semana; Campeão Report-Mogi estréia hoje no Paulista; Robert Scheidt está em terceiro na Austrália
Próximo Texto: Maradona viveu caso parecido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.