São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simpósio sobre dor terá sessão para leigo

Palestra mostra as diferentes causas

DA REPORTAGEM LOCAL

Começa hoje em São Paulo o 3º Simpósio Internacional da Dor, promovido pelo Centro Multidisciplinar de Dor do Hospital das Clínicas da USP (HC-USP).
Entre as novidades está uma tarde dedicada à população. Também foram incluídos este ano debates específicos sobre dores por problemas odontológicos e causas psicológicas.
"É preciso educar a população para compreender melhor o que causa dor", diz Cláudio Fernandes Corrêa, presidente do simpósio e responsável pelo setor de dor oncológica do Grupo de Estudos da Dor do HC-USP.
A tarde dedicada ao público será amanhã, a partir das 14h. É preciso retirar convite e as vagas são limitadas. Dos 300 convites colocados à disposição da população, restam cerca de 200.
Segundo ele, o simpósio terá a participação de 14 especialistas estrangeiros que vão abordar diferentes aspectos da dor.
"É importante educar o leigo sobre a dor. Uma das mais comuns é a dor de cabeça, que pode ter causas diferentes, como problemas odontológicos, oftalmológicos e pode chegar a ser até um tumor", diz José Tadeu Tesseroli Siqueira, 45, coordenador do Grupo de Dor Orofacial da Divisão de Odontologia do HC-USP.
Segundo ele, dos pacientes que o grupo recebe com dor de cabeça por problemas odontológicos, 30% são desdentados. "Isso aponta para problemas maxilares ou de oclusão. Pode mostrar até próteses malfeitas que acabam por provocar dor." Siqueira diz, como efeito de comparação, que nos Estados Unidos 20% da população apresenta dor de cabeça com origem em problemas odontológicos.
Corrêa diz ainda que a dor de cabeça é que tem mais diagnósticos malfeitos. "Por isso haverá o seminário para o público. Queremos mostrar que é preciso conhecer a origem da dor de cabeça."

MAIS INFORMAÇÕES: para retirar convites o telefone é (011) 881-1344. O simpósio é no Centro de Convenções Rebouças, avenida Rebouças, 600.

Texto Anterior: HC vai ajudar a analisar casos de sarampo
Próximo Texto: SP terá troca de seringas em um mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.