São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crescimento será modesto

OSCAR PILAGALLO
EDITOR DE DINHEIRO

O alerta da Fipe não leva em conta que o ambiente político de 1998 será dominado pelas eleições.
É fato que a equipe econômica sempre afastou a hipótese de manipular o ritmo de expansão com objetivos eleitorais.
Não é razoável supor, no entanto, que um governo que procura a reeleição deixará o país afundar em recessão antes de ir às urnas, o que acontece em outubro.
A lógica política indica que o presidente FHC tem todo interesse em promover, no próximo ano, o maior crescimento possível, ou seja, aquele que não ameaçar seu maior trunfo -a estabilidade dos preços.
As pesquisas mostram que o maior capital político de FHC é a associação de sua imagem à manutenção do Plano Real.
Mas concluir, a partir desse raciocínio, que o governo permitiria que o país entrasse em rota de recessão em 1998 é ir longe demais.
A agenda política recomenda outro "timing".
Primeiro, continua-se segurando a economia por meio de juros elevados, o que mantém os preços pressionados para baixo.
No próximo ano, afrouxa-se a política monetária (se necessário) de maneira a criar sensação de crescimento na época da eleição.
Passado o pleito, em caso de segundo mandato, seria o momento de a lógica econômica voltar a prevalecer. O governo teria então mais liberdade (quatro anos pela frente) para atacar o problema das contas externas, cuja solução passa por medidas impopulares.
Até lá, o que se deve esperar é um ritmo lento de crescimento, não recessão.

Texto Anterior: Fipe alerta para o risco de recessão
Próximo Texto: Para balanço; Fora de hora; Atraso em cadeia; "Stop and go"; Atrás de motivo; De malas prontas; Em debate; Olhos de águia; Na fronteira; Como contrapeso; Pesos pesados; Preparando a mudança; Ágio por ágio; Ecologicamente correto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.