São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Copa terá pincel, gol e tinta

MARCELO NEGROMONTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma seleção de 22 brasileiros, desfalcada de Ronaldinho e de Romário, vai a Paris participar da Copa da França de 98. Não porque a seleção já tenha vaga garantida: um projeto ambicioso promete levá-la a Saint Denis, sede do Brasil na Copa e provável lugar onde culminará a mostra "Futebol/Arte".
Nomes como Siron Franco, Nelson Lerner, Márcia Grostein, Antônio Henrique do Amaral e outros 18 artistas plásticos formam o time que fará telas com o tema futebol. Os quadros integram a mostra, cujo início está previsto para dezembro em Brasília, no Palácio do Itamaraty.
Além dos 22 "atletas do pincel", há também o dono da bola. O escultor Cleber Machado está terminado de fazer "Objeto de Desejo", uma bola oficial, fundida em bronze e banhada a ouro, que ficará no meio, dividindo a mostra com 11 quadros de cada lado.
Em Paris, a exposição ficará em cartaz durante a Copa do Mundo, em junho de 98.
Com um orçamento de R$ 3,6 milhões, o evento abrange, além da exposição dos quadros, um livro, mostras fotográficas, homepage na Internet, CD-ROM.
"São três os patrocinadores do evento, com quem estamos fechando contrato agora", diz Fischberg, que, junto com Jamie Stewart-Granger, da SPCentro, e Fábio Ávila, da editora Empresa das Artes, forma a "comissão técnica" do projeto.
"Futebol/Arte" leva o apoio do Ministério da Cultura, do programa Comunidade Solidária, da primeira-dama, Ruth Cardoso, que apresentou o projeto ao ministro dos Esportes, Pelé -este, além de também apoiá-lo, será homenageado com uma estátua, que integrará a mostra.
Após a Copa, as telas serão doadas para o Comunidade Solidária, e a escultura da bola, ao programa Esporte Solidário.
Como se trata do esporte mais popular do país, os organizadores não querem deixar a mostra cerrada em museus e galerias. "A idéia é que a exposição saia dos museus e atinja o povo, no vale do Anhangabaú, nos shoppings", disse Fischberg.
Em cada cidade por onde passará a mostra, réplicas dos quadros em forma de painéis mais fotos do making of da produção das telas farão parte da exposição de rua.
Livro
O livro "Futebol/Arte" terá o projeto gráfico assinado pelo publicitário José Zaragoza, que também participa da exposição, e o texto principal de Carlos Eduardo Novaes, com artigos de outros escritores e jornalistas.

LEIA MAIS sobre "Futebol/Arte" à pág. 4-3

Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.