São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar quer falar com FHC antes de anunciar decisão

PAULO PEIXOTO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O ex-presidente Itamar Franco (sem partido) afirmou ontem no Rio que quer conversar com o presidente Fernando Henrique Cardoso antes de anunciar seu futuro político.
O encontro com FHC deve acontecer quarta ou quinta-feira, em Brasília. A assessoria do presidente disse que o encontro não está marcado, mas que poderá ocorrer.
A única certeza até agora para os amigos e correligionários políticos de Itamar é que o ex-presidente vai se filiar mesmo ao PMDB, embora nem isso Itamar confirme.
"Eu vou falar só depois que encontrar com o presidente", afirmou ele ao chegar por volta de 10h30 de ontem ao hotel Glória, onde está hospedado juntamente com os seus amigos mineiros.
Na última vez que esteve no Brasil, há cerca de dois meses, Itamar dizia que era "eventual" candidato a presidente da República. Agora, nem isso ele repetiu.
"Nem isso, nem atual candidato. Não tem recuo (na sua intenção) e nem avanço. Sou eleitor igual ao senhor", disse ele ao responder à Agência Folha se continuava sendo eventual candidato.
Divisão interna
O grupo de Itamar está dividido -parte quer vê-lo candidato à Presidência e parte prefere que ele dispute o governo de Minas, aspiração antiga de Itamar.
O ex-presidente concorreu ao cargo em 1986, mas foi derrotado pelo atual prefeito de Contagem, Newton Cardoso (PMDB).
As conversas de Itamar estão sendo com os seus amigos e correligionários, que vão analisar os prós e os contras de suas opções políticas. Ele quer ouvir os argumentos de todos para se definir.
O ex-presidente de Furnas Marcelo Siqueira -que vai se filiar ao PMDB- quer ver Itamar candidato a presidente. Pensam como ele os ex-ministros Henrique Hargreaves, Aureliano Chaves e José Aparecido de Oliveira.
Aureliano, que "presume" que Itamar disputará a Presidência, disse que sua candidatura tende a crescer muito e que, nessa lógica, a de FHC tende a cair.
Itamar disse também que espera para hoje a confirmação de um encontro com o também presidenciável Ciro Gomes (PSDB), que poderá vir ao Rio amanhã.
"As conversas serão muitas, mas qualquer decisão só deve acontecer em 98", disse Siqueira.
Itamar deve retornar para a embaixada do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos), em Washington (EUA), somente na primeira quinzena de outubro.
Depois do encontro com FHC, ele segue para Juiz de Fora (MG), onde assina no dia 26 ou 27 a sua ficha de filiação ao PMDB.

Texto Anterior: Sucesso de crítica
Próximo Texto: Ciro aguarda definição de partidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.