São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mahathir ataca os especuladores

Ministro quer fim do mercado de câmbio

CELSO PINTO
DO ENVIADO ESPECIAL

O primeiro round do mais esperado duelo desta reunião do FMI em Hong Kong aconteceu ontem. E o primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, não decepcionou a platéia de centenas de jornalistas.
Mahathir não chegou a mencionar seu alvo constante, o megaespeculador George Soros, mas, como esperado, atacou com violência os especuladores, a imprensa, os países desenvolvidos e até as negociações com moedas.
Irônico ao extremo na maior parte do tempo, Mahathir falou a sério quando disse que a transação com moedas "é desnecessária, improdutiva e imoral". E completou: "Ela deve ser posta na ilegalidade".
Mahathir classificou o ataque aos países asiáticos de uma "crise manipulada". Comparou o ganho dos especuladores com o "Grande Roubo do Trem". Foi um sucesso. Resta ver como os mercados vão reagir às novas teorias de Mahathir, que incluem simplesmente o fim destes mercados.
(CP)

Texto Anterior: País cai para 17º lugar no ranking do FMI
Próximo Texto: Exportações crescem menos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.