São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas aumentam sua produtividade

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Empresas que fizeram arrendamentos de áreas e investiram na modernização dos equipamentos no porto de Santos estão obtendo ganhos de produtividade superiores a 700% em alguns casos, segundo dados das próprias empresas.
A São Francisco Operadora Portuária de Granéis é um exemplo. A empresa foi criada depois de a Indústria Açucareira São Francisco ganhar a concessão de um terminal de açúcar com cinco armazéns (cada um com 9.000 m2).
Desde outubro de 96, essa média é de 12 mil toneladas/dia por navio, segundo Magano. A capacidade de recepção de produto subiu de 2.000 para 7.000 toneladas/dia.
A empresa reformou trechos de esteiras, instalou elevadores e uma nova balança no terminal. "Temos a obrigação contratual de investir R$ 20 milhões até o final de 98", declarou Magano.
A expectativa da empresa é movimentar neste ano 1 milhão de toneladas de açúcar, 650 mil a mais do que no ano passado.
"A redução dos custos dos serviços vem basicamente pelo melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e pelo aumento da velocidade da operação", afirmou.
O grupo Libra começou a explorar em novembro de 95 a área do terminal 37, que possui dois berços de atracação para movimentação de contêineres.
Houve a aquisição de 50 carretas, 14 empilhadeiras e a informatização da operação, que se tornou ininterrupta (24 horas por dia).
Com isso, a movimentação média de contêineres subiu de 14 unidades/hora por navio para 22 unidades/hora por navio.
Nos próximos 15 dias, a empresa receberá três novos portêineres (guindastes especiais para movimentação de carga e descarga de contêineres entre o navio e o cais) e três novos transtêineres (equipamentos usados para movimentar contêineres nos pátios de retaguarda).
Após a instalação dos novos equipamentos, a previsão é de que o terminal passe a movimentar a partir de novembro 50 contêineres/hora por navio.
"Hoje, quase nunca há navios à espera para atracar. Antes, a espera era de um a dois dias.
(FS)

Texto Anterior: Porto deve se tornar 'shopping' de serviços
Próximo Texto: 'Privatização pode gerar cartel'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.