São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
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Cosmética traz lançamentos masculinos

DA REPORTAGEM LOCAL

Cremes, xampus e perfumes específicos para o público masculino são novidades que serão exibidas na Cosmética -feira do setor que começa na próxima sexta-feira, em São Paulo.
Os lançamentos mostram que a indústria descobriu e decidiu explorar a vaidade masculina.
"O mercado de cosméticos masculinos é insignificante se comparado ao feminino, mas tem enorme potencial de crescimento", diz João Carlos Basílio, presidente da Abihpec (associação que reúne os fabricantes de cosméticos).
Como exemplo, ele cita o mercado de cremes e loções, que faturou US$ 400 milhões no ano passado. Nesse nicho, a porcentagem de produtos masculinos beira os 3%. Há dois anos, não chegava a 1%.
"Devemos atingir os 5% na virada do século", afirma Basílio.
Lançamento mundial
Animada com esse crescimento, a Avon programou para a feira o lançamento global de sua fragrância Starring, nas versões masculina e feminina. É a primeira vez que a empresa faz um lançamento conjunto e global das duas linhas.
Segundo a empresa, nos últimos dois anos, a venda dos produtos masculinos da Avon cresceu 40%.
Na Phytoervas, a linha masculina Kratos Sport é o principal lançamento dos 12 programados para a feira. São xampus para o cabelo e o corpo, loção após barba, talco e perfume. A linha deve crescer no decorrer do ano, ganhando novos produtos, como o desodorante.
"Os itens masculinos representam 8% do nosso faturamento e pretendemos que chegue a 18% com a nova linha", diz Cristiana Arcangeli, presidente da empresa.
Segundo Cristiana, os homens são mais fiéis às marcas do que as mulheres e já procuram linhas diferenciadas.
"Eles não querem só a loção após barba, querem cremes solares, antienvelhecimento etc.", diz.
A Almeida Prado, conhecida pela linha homeopática, também prepara sua estréia nesse mercado. Nos próximos dois meses, a empresa lançará a linha masculina Proa, com xampu, creme de barbear à base de própolis, gel hidratante e desodorante.
"Sentimos necessidade de atingir o público masculino", diz Elizabeth Branco, diretora de marketing da empresa.
A Almeida Prado entrou nos cosméticos há cerca de seis meses. Investiu US$ 250 mil no desenvolvimento de 65 itens, que são vendidos pelo sistema porta-a-porta.
A Blossonville lança a colônia Liu's, com o objetivo de aumentar a participação dos itens masculinos, passando de 10% para 30%.

Cosmética, de 26 a 29 de setembro, das 14h às 22h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

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