São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Informática vende e aloca mão-de-obra

DA REPORTAGEM LOCAL

Consultorias de informática descobriram que existe um novo filão no mercado: vender ou alocar mão-de-obra especializada.
A G&P, que desenvolve projetos e sistemas, aposta nessa especialização. "Quem melhor do que um consultor de informática para indicar profissionais especializados?", pergunta Sérgio Sanchez, 41, assessor da presidência.
A consultoria cadastra profissionais da área que queiram trabalhar como autônomos. Do outro lado, contacta empresas interessadas em mão-de-obra especializada.
Faz a ponte entre os dois, adequando o perfil do profissional à necessidade da empresa, sempre se responsabilizando pela qualidade do serviço prestado.
Fim dos benefícios
Rogério Pereira, 26, está trabalhando por alocação de mão-de-obra desde janeiro. Começou na G&P como analista sênior e hoje, como gerente, coordena equipes.
"Abri mão dos benefícios de ser empregado em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para crescer profissional e financeiramente", afirma Pereira.
O sistema de alocação não registra em carteira nem contribui para a INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O profissional atua como free-lancer, estando sujeito à instabilidade do mercado.
Sanchez pondera que, por outro lado, o trabalhador recebe mais do que se estivesse registrado, pois paga apenas Imposto de Renda e não tem nenhum desconto.
Pereira diz que está satisfeito com a mudança para esse sistema. "Trabalho muito mais, mas tenho liberdade para tocar o projeto, e meus rendimentos cresceram."
Interação
Já a Dash, consultoria em desenvolvimento de sistemas, trabalha com mão-de-obra especializada em informática, seja ela para alocação, seja para contratação.
Segundo o consultor de RH da Dash, Mário Tadeu Cunha, 51, as duas áreas só interagem caso seja necessário, senão funcionam de maneira independente.

Onde encontrar -Dash: av. Paulista, 1.159, cj. 101, São Paulo, SP, CEP 011311-921, (011) 570-0310; G&P: av. Queiroz Filho, 527, São Paulo, SP, CEP 05319-000, (011) 837-9100, http://www.gpnet.com.br

Texto Anterior: Secretárias são mais procuradas
Próximo Texto: Pequenas e médias são alvo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.