São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que mudou na vida de Kuerten após estrelato

FERNANDA PAPA; RÉGIS ANDAKU
DOS ENVIADOS A FLORIANÓPOLIS

Jogando pela primeira vez no Brasil -especificamente na cidade onde nasceu, cresceu e mora- com o rótulo de estrela mundial, Gustavo Kuerten vive a quarta e última fase de sua carreira.
Kuerten já disputou torneios no Brasil e também no exterior como um jogador desconhecido.
Mas, desde que ganhou o Aberto da França -um dos quatro mais importantes do mundo-, e se associou ao grupo dos dez melhores tenistas do planeta, passou a atuar no exterior como uma estrela.
A última etapa, agora, o coloca como estrela em uma competição em seu próprio país. É inédito. Saiba o que mudou -ou não- na rotina do maior tenista do Brasil.
*
ASSÉDIO - Inicialmente, Kuerten estranhou e ficou assustado com a "caça" que sofreu, mas hoje está mais acostumado a lidar com o público e com a mídia. O tenista não se nega a distribuir autógrafos e acenos -especialmente para as crianças-, pedidos raros até a sua ascensão.
*
VIAGENS - A mesma empresa de turismo -de Florianópolis- emite as passagens do jogador desde a época de suas primeiras viagens, ainda como juvenil. A Advantage International, empresa de marketing que coordena sua carreira desde 1995, cuida dos traslados e dos vôos internacionais entre torneios.
*
TRANSPORTE - Acabou-se o tempo que Kuerten e seu técnico, Larri Passos, pegavam ônibus, metrô e táxis para chegar aos locais de torneio. Hoje, em qualquer evento de grande porte, há sempre mais de um carro -de luxo- à disposição.
*
CASA/HOTEL - Passos já chegou a ter de dormir no chão para que Kuerten pudesse usar a única cama no quarto que dividiam em um hotel. Agora, ao 11º do ranking são oferecidos quartos especiais. Kuerten e Passos, no entanto, recusam. Preferem dividir o mesmo quarto para não quebrar hábitos que chegam a ser rituais. Em alguns lugares dos EUA e Portugal, preferem se hospedar em casas de família, onde podem ficar à vontade.
*
COMIDA - Comilão, Kuerten sempre foi. Onde quer que vá, sorvete, sobremesas em geral, massas e bife com batata fazem a alegria do rapaz. Em sua casa, há sempre muitos doces de morango e chocolate na geladeira.
*
LAZER - Antes da fama, as praias Brava e Mole eram as prediletas. Agora, Kuerten pega onda na tranquila praia de Moçambique. Reggae é o ritmo do coração, mas Kuerten é aberto a quase todo tipo de música. Depois de "estourar", internacionalizou o nome do Avaí, de Santa Catarina, e Jacaré, seu principal atacante à época.
*
NEGÓCIOS - Mais empresas -e de maior porte- buscam usar a imagem do atleta em suas campanhas publicitárias. Mas nenhuma campanha que explore sua popularidade em um curto período será feita. Intenção é fechar contratos de longa duração.
*
AMIZADES - Não se conhece amigo que reclame de seu comportamento desde que se tornou uma estrela. O tenista preza as amizades tanto, ou talvez mais, quanto antes. E sempre encontra tempo para dar atenção a elas. Das novas amizades, Fernando Meligeni merece destaque.
(FERNANDA PAPA e RÉGIS ANDAKU)

Texto Anterior: Ora, a lei
Próximo Texto: Brasil planeja testes com vista a Mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.