São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juca Chaves mostra modinhas e piadas

BRUNA MONTEIRO DE BARROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Acompanhado pelo Quarteto de Cordas da Fundação Eliasar de Carvalho, o "menestrel do Brasil" Juca Chaves encerra hoje o show no qual apresenta suas modinhas de amor, trovas e piadas.
No palco do Centro Cultural São Paulo, Juca empunha seu alaúde e toca antigas músicas como "Menina", "Que Saudade" e "Por Quem Sonha Ana Maria".
Piadas e trovas de humor político -uma das marcas do artista- serão inseridas no repertório, que será acompanhado por dois violinos, uma viola e um celo.
"Optei por não colocar o contrabaixo, porque prefiro não ter ninguém da oposição no conjunto", brinca Juca, em entrevista à Folha.
O programa desse show, que deve durar 1h15, traz cinco músicas na primeira parte e mais cinco após o intervalo.
O cantor e compositor Juca Chaves tem 68 anos. Em 1962, com três anos de carreira, mudou-se para Portugal, exilado.
Também foi exilado de Portugal -irritou as autoridades ao contar uma piada envolvendo o presidente do país- e foi para a Itália.
Em pleno regime militar, voltou ao Brasil, enfrentou a censura e continuou satirizando o cenário político que por aqui encontrou.
Hoje, Juca mora em Salvador e mantém uma casa em São Paulo. Relançou todos os seus discos em CD -por meio de uma gravadora própria- e lança agora o disco "Humor para Crianças Inteligentes", um trabalho só de piadas para o público infantil.
Mas, no show, o artista prefere a ausência de crianças. "Os filhos de hoje em dia são muito mal-educadas."
Nesse ponto, inclusive, Juca é radical. Começa os shows pontualmente e não aceita tumultos na platéia após o início do espetáculo.
Atualmente, contrariando o comportamento de muito tempo, o músico tem dado o bis -mas apenas de uma música.

Show: Juca Chaves
Quando: hoje, às 19h30
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 277-3611)
Quanto: R$ 12

Texto Anterior: Água Branca ouve 'Oferenda' de Sion
Próximo Texto: Começa hoje 1º Festival Internacional de Making Of
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.