São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atitudes mais comuns de um obsessivo-compulsivo

+ Preocupação constante com limpeza ou doenças: lavar as mãos e o rosto toda hora e evitar substâncias ou locais asssociados à sujeira e à doenças.
+ Obrigação de executar certos atos exaustivamente, como contar ou arrumar coisas, ou checar se as meias que usa estão na mesma altura.
+ Sentir-se atormentado por dúvidas e incertezas sobre atos do cotidiano, como checar portas e janelas, ver se o gás está desligaod ou o alarme ligado, ou se fez corretamente determinado trabalho.
+ Preocupação exagerada com acontecimentos terríveis como uma inundação da casa ou um assalto.
+ Pensamento incessante em idéias repugnantes ou obscenidades recorrentes como imagens que causam horror, nojo ou sentimento de culpa, muitas vezes ligadas ao sexo.
+ Obrigação de manter objetos, como roupas ou alimentos, organizados meticulosamente.
+ Medo incontrolável de não controlar impulsos agressivos, como machucar o próprio filho, ferir a si mesmo, atropelar alguém ou envenenar seus convidados para um jantar.

Fonte: Instituto Nacional de Saúde, EUA

Texto Anterior: Loucos por manias
Próximo Texto: Mulheres em alta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.