São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
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Mudança de hábitos

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

A TV paga já bate a TV aberta aos finais de semana. Pelo menos esse foi o resultado de uma pesquisa sobre o comportamento do telespectador realizada pela agência DPZ e pelo Instituto Retrato com 640 assinantes -entre TVA, Net e Multicanal.
Com 50% da amostra selecionada em São Paulo e a outra metade no Rio de Janeiro, o levantamento revelou que 27% dos entrevistados assistem de duas a três horas de TV paga no final de semana -sendo que 18% passam o mesmo tempo sintonizados nas emissoras abertas.
"Quem tem TV a cabo não consegue mais assistir à programação das emissoras convencionais, principalmente no domingo quando a TV é o caos", diz a atriz Vanusa Sppindler, 26, assinante da TVA.
Durante a semana, no entanto, 30% dos entrevistados disseram que assistem à programação da TV aberta de uma a duas horas por dia -enquanto 26% responderam que gastam o mesmo tempo ligados na TV paga.
Mas a TV por assinatura consegue superar a rede aberta nos dias de semana na categoria cinco horas ou mais. 10% dos assinantes revelaram que passam esse tempo assistindo à programas paga enquanto 5% afirmaram passar mais de cinco horas diante da TV convencional.
"Desde que passei a assinar o serviço, praticamente não vejo mais os canais abertos. Não tem comparação", afirma o videomaker e publicitário Tadeu Jungle, assinante da Net.
Pico
A pesquisa detectou ainda que o horário de pico na TV paga nos dias de semana acontece entre 22h e 23h -sendo que as emissoras abertas são mais assistidas entre 20h e 21h.
"Nós observamos que os assinantes migram para a TV paga depois do 'Jornal Nacional' e da novela das oito da Globo", diz Daina Maria Ruttul Godinho, 46, diretora de planejamento de mídia da DPZ.
Um telespectador que assiste aos jornais da rede aberta e depois sintoniza na TV fechada é o maestro Diogo Pacheco, assinante da Multicanal. "Gosto dos documentários da GNT e dos programas do Multishow. Também acompanho a Globo News."
Segundo o levantamento, 90% dos entrevistados assistem aos programas na TV paga até o fim -sendo que 73% dos assinantes disseram fazer o mesmo na TV aberta.
"Os canais pagos são mais interessantes por apresentarem uma programação com enfoque mais cultural. Assisto principalmente ao Eurochannel e ao Bravo Brasil", conta o ator Alexandre Paternost, 26, assinante da TVA.
Outra constatação da pesquisa foi a individualização do televisor. "O assinante de TV paga não costuma assistir aos programas acompanhado de toda a família, uma característica do público da TV convencional", destaca Daina.
O levantamento ainda apontou os canais favoritos dos pacotes. 95% dos assinantes da TVA entrevistados disseram preferir o canal de filmes HBO. O HBO 2, que repete a programação, ficou em segundo lugar, com 88%, e o Discovery foi o terceiro colocado, com 66%.
Com 85% da preferência, o Telecine (também de filmes) foi o primeiro colocado entre os assinantes da Net e da Multicanal. O segundo lugar ficou com a Fox (80%) e o terceiro com o GNT, com 71%. "Os canais de filmes são mesmo os de maior consumo", completa Daina.

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