São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O esmegma, a aparência da xoxota e outros "mistérios"

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho algumas dúvidas que gostaria que você comentasse. É normal a gente menstruar a cada 17 dias? Como é essa história de ejaculação das mulheres? E os corrimentos? Quais e quando eles são normais e quando não são?"
resposta
Há coisa mais misteriosa para a mulher do que a aparência e o funcionamento das partes do corpo dela que têm relação com o sexo? Depois querem que a mulher se dê bem na vida sexual assim, sem mais nem menos. Não é fácil, não. Para começar, quantas são as que sabem qual a aparência que tem a xoxota? Só as contorcionistas, pois usar um espelho, de propósito, para ver como é que é lá, poucas têm coragem.
Claro, só podem reagir assim mesmo, pois desde pequenas elas aprendem que as chamadas "partes pudendas" não devem ser tocadas, olhadas, comentadas. E algumas nascem, crescem, transam, têm filhos e entram na menopausa sem saber a aparência que têm seus genitais e a temperatura deles. Mão lá, só no banho e olhe lá!
A pressa é tanta que muitas, quando vão ao ginecologista, precisam ter lição de como fazer a higiene adequada. É, entre os pequenos e grandes lábios e ao redor do clitóris existe uma substância chamada esmegma que precisa ser retirada todo dia.
O ciclo menstrual tem a duração média de 28 dias. Há quem menstrue a cada 21, por exemplo. Mas a cada 17 dias... Para saber se esse é mesmo o ritmo de seu organismo, é melhor consultar um ginecologista. A regularidade depende também da sua idade e há quanto tempo você menstrua. Os primeiros quatro anos são conturbados mesmo.
O líquido chamado por alguns de ejaculação feminina nada tem a ver com o prazer sentido durante uma transa. Pode desencanar. Você fica medindo a quantidade de xixi que você faz cada vez que vai ao banheiro? Fica comparando com a das amigas? Então esqueça esse detalhe.
Existe a lubrificação vaginal, decorrente da excitação, e pode também haver um líquido extra, produzido por uma glândula e expelido na hora do orgasmo. Isso faz alguma diferença para você?
E corrimento sempre é encrenca. O que é normal é a vagina ter uma secreção, que varia de consistência e quantidade conforme o ciclo menstrual. O cheiro não é ruim nem o sabor. Mas se tem cheiro forte ou ruim, apresenta mudança de cor, provoca coceira, irritação, é hora de procurar o ginecologista. Ele vai poder fazer o diagnóstico e tratar.

Texto Anterior: Planet o quê?; Cultura clássica; O papel da UNE; "Fique na sua"; Que ídolo é esse?; Sem-terra na berlinda; Fã-clube do Jovi; Ainda o erro da Fuvest; Prodigy ganha Center; Fã de rap, r&b e hip hop; "Que país é este?"
Próximo Texto: Planet Hemp volta a tocar na cidade, que tem nesta semana várias exposições e feiras que merecem uma conferida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.