São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Francês retrata cidades brasileiras

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro está mostrando a exposição "Capitais Esquecidas", do fotógrafo francês Rodolphe Hammadi.
As fotos focalizam capitais e cidades do Norte e Nordeste que, segundo o fotógrafo, tiveram momentos históricos importantes, como Manaus durante o ciclo da borracha. As imagens fogem dos padrões dos cartões postais, fazendo uma radiografia da vida cotidiana dos brasileiros.
São 67 fotos de pessoas que trabalham nos grandes centros e nos vilarejos afastados.
Hammadi esteve em Belém, Manaus, São Luís e Salvador. Fotografou prédios históricos e fachadas de sobrados.
Também na região amazônica, documentou os pescadores das povoações lacustres, revelando a sua situação social e econômica.
Hammadi conta que esteve no Brasil pela primeira vez em 1985, para fotografar os edifícios de Oscar Niemeyer. Na ocasião, se impressionou com as diferentes culturas que encontrou.
"Nesses últimos quatro meses, conheci no Maranhão uma pessoa que nunca viu televisão; na Paraíba, uma senhora de 75 anos que nunca usou uma torneira. É um país cheio de contrastes surpreendentes."
Apesar de não falar a língua portuguesa correntemente, Hammadi disse que antes de fotografar dialoga com o fotografado para que possa se entrosar com seu tipo de vida e de trabalho.
Essa atitude faz parte do seu envolvimento não só com a fotografia, mas com todas as manifestações artísticas do país, que lhe causam admiração e inspiração.
"Estou muito impressionado com a música de Caetano e de Chico Buarque, e com os trabalhos de Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Ruy Guerra."
Grande parte das imagens brasileiras foi feita para a publicação do livro "Capitais Esquecidas", editado pelo Ministério de Cultura da França, a partir de um projeto apresentado pelo fotógrafo.
No mesmo projeto estão programadas fotos das regiões Sul e Sudeste, que farão parte de um CD-ROM sobre o Brasil.
A coletânea será lançada pela França na Exposição Internacional de Hanover, no ano 2000, ocasião em que serão comemorados os 500 anos da descoberta do Brasil.

Exposição: Capitais Esquecidas
Onde: Galeria do Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal (av. República do Chile, 230, 3º andar, Centro, Rio, tel. 021/262-8152)
Quando: seg. a sex., das 10h às 18h30; sáb., das 10h às 16h; até amanhã
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Salão de HQ em Teresina traz humor desconhecido no país
Próximo Texto: Rio terá seminário sobre preservação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.