São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'A Falecida' é obra pessoal de Hirszman

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Pode-se dividir "A Falecida" em três atos.
O primeiro, que nos introduz aos personagens e à trama, retoma uma postura característica da época. O povo é visto como resignado, místico (na pessoa de Zulmira/Fernanda Montenegro), ou alienado (seu marido -Ivan Cândido- é um desempregado que só pensa em futebol).
O segundo ato tende ao intimismo. É quando se desenvolve a obsessão de Zulmira pela morte e pela idéia de compensar as misérias e humilhações da vida com um enterro suntuoso.
Se já no início o trabalho de câmera e a decupagem se caracterizam pela elegância (temperada por algumas passagens de sequência violentas), desde que a trama se estabelece Leon Hirszman enfatiza esse viés.
Temos então um Nelson Rodrigues "desobsessivo", em que o trágico é abandonado pelo dramático. Um Nelson Rodrigues em tom baixo, como nunca antes houve.
O tratamento sofisticado da imagem chega, não raro, nesse momento, a discrepar do ambiente em que a história se desenvolve. A discrepância não incomoda, diga-se, embora as imagens por vezes façam lembrar o cinema europeu dos anos 60.
O desfecho é uma espécie de reconciliação com o universo do dramaturgo: a perversão, o cafejestismo, os movimentos de alma (e corpo) imprevisíveis, irracionais, revelam-se ao espectador.
"A Falecida", na visão de Hirszman, tem um quê de filme sobre as mágoas e ódios do matrimônio (um pouco como os "Credores", de Strindberg), um quê de drama social, em que o ambiente suburbano joga um papel importante (são personagens que se movem sem saber por que, um pouco à moda dos "Pequenos Burgueses", de Gorki).
Não que os personagens de Nelson Rodrigues não tenham nada disso. Mas eles se movem num turbilhão, em que a ordem das coisas é dada, e onde a profunda crise entre o homem e o mundo não tem origem social: é como se a totalidade cósmica tivesse sido rompida e o homem fosse abandonado por Deus, daí se originando a tragédia.
Já Hirszman raciocina como marxista: a ruptura é essencialmente de natureza material, social. Errar não é próprio do homem ou da obscuridade das coisas, mas de uma ordem social específica.
Isso nos conduz a um filme "de" Leon Hirszman, adaptado da peça de Nelson Rodrigues, isto é, a um trabalho eminentemente autoral, onde, não por acaso, desde as primeiras e deslumbrantes cenas o espectador é projetado nesse mundo singelamente mesquinho do subúrbio carioca.
Aliás, um belo filme, com presença memorável de Fernanda Montenegro, embora prejudicado pelo som. Vale a pena enfrentar esse problema.

Filme: A Falecida
Produção: Brasil, 1965, 90 min.
Direção: Leon Hirszman
Com: Fernanda Montenegro, Paulo Gracindo, Ivan Cândido, Vanda Lacerda, Nelson Xavier, Joel Barcelos, Hugo Carvana
Lançamento: CTAV/Funarte e Riofilme (021/220-7090)

Texto Anterior: Sueca nunca recebeu Oscar por atuação
Próximo Texto: Um Dia Muito Especial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.