São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco menor lucra menos

DO ENVIADO ESPECIAL

O sistema bancário brasileiro ainda vai passar por um processo de consolidação. Além dos bancos estaduais, os menores ainda são uma fonte de preocupação.
A análise está em "Mercados Internacionais de Capitais", um amplo estudo feito pelo FMI divulgado em Hong Kong. Na análise sobre o sistema bancário brasileiro, o estudo identifica três grupos de bancos em situações bem distintas: os públicos, os grandes privados e os pequenos.
Os bancos menores perderam lucratividade e capital e aumentaram seus empréstimos duvidosos. Para um grupo de 28 bancos com ativos inferiores a R$ 1 bilhão o retorno sobre o patrimônio caiu de 42% em 94 para 19% em 96. A margem de lucro líquida operacional caiu de 13,7% para 8,6% e o total de empréstimos duvidosos subiu para 2,8% para 5%. O capital ainda representa 15% dos ativos, mas esses bancos estão sujeitos a uma competição cada vez mais dura dos bancos maiores.
Para um grupo de 12 bancos estaduais, a situação é muito mais complicada. As margens caíram pela metade, a receita não-operacional caiu 52% e as provisões para perdas triplicaram. Os problemas dos bancos federais são similares.
Já os bancos maiores melhoraram a lucratividade.

Texto Anterior: "Não existe restrição a estrangeiro"
Próximo Texto: Bird pede esforço para reduzir pobreza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.