São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST fará protesto em visita de FHC

FLÁVIO ARANTES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) pretende realizar hoje em Foz do Iguaçu (PR), durante a visita do presidente Fernando Henrique Cardoso, um protesto contra a prisão de 24 líderes sem-terra no Paraná.
O presidente participa, na cidade, da abertura dos Primeiros Jogos Mundiais da Natureza.
Cerca de 500 sem-terra de seis acampamentos de São Miguel do Iguaçu saíram ontem pela manhã em passeata até a Foz do Iguaçu. A distância entre as duas cidades é de 40 quilômetros.
Os sem-terra vão se concentrar em frente à entrada do Parque Nacional do Iguaçu.
Lá, vão soltar 24 pombas brancas e 24 balões, cada um trazendo o nome de um dos sem-terra presos. Além das pombas e balões, os sem-terra prometem levar faixas.
O presidente, no entanto, não deve ver o ato, já que o acesso ao parque vai ser autorizado apenas a 1.700 convidados, entre atletas e jornalistas. O palanque foi montado perto das cataratas do Iguaçu, a 11 km do portão de entrada.
FHC deve chegar ao aeroporto de Foz do Iguaçu por volta das 10h40. De lá, vai de helicóptero até o parque. A solenidade de abertura dos jogos está prevista para as 11h.
Os sem-terra foram presos durante as últimas desocupações de terra no Paraná. O secretário de Segurança Pública, Cândido Martins de Oliveira, afirma que a orientação é prender todo líder de invasão de terra que esteja armado ou que resista à desocupação. Para o MST, as prisões são políticas.

Texto Anterior: Policiais criticam emenda do governo
Próximo Texto: Para Seligman, falta entendimento com SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.