São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997 |
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Perda com inadimplência atinge 8,9%
GABRIEL J. DE CARVALHO
A constatação é da Servloj, que administra cerca de 650 mil contratos de crédito direto ao consumidor para mais de 500 lojistas. O índice montado pela Servloj para medir a inadimplência vem registrando alta no atraso acima de 180 dias desde dezembro de 96, quando estava em 5,43%. O recorde foi 11,44%, em novembro de 95. Oswaldo de Freitas Queiroz, diretor-geral da Servloj, diz que o aumento dos atrasos acima de 180 dias neste ano está relacionado a três fatores: 1) alongamento dos prazos; 2) risco comumente maior no financiamento das vendas de final de ano, devido à correria e grande movimento nas lojas; 3) políticas de crédito inadequadas à demanda por maior prazo. O índice de 8,90%, explica ele, refere-se a prestações vencidas em fevereiro de 97 e a contratos firmados entre julho e dezembro de 96. Foi um período em que o consumo esteve aquecido e os prazos do crediário foram esticados. Tanto as financeiras quanto os consumidores, afirma Queiroz, ficaram mais cautelosos só a partir de março de 97. Daí ele prever novos aumentos no índice de 180 dias até novembro e queda a partir daí. LEIA MAIS sobre inadimplência na pág. 2-5 Próximo Texto: Na prancheta; Lição de casa; Abrindo as portas; No ponto; Qualidade de vida; Festa com feiras; Contornando problemas; Metas vinculadas; Coro dos descontentes; Sem vacilar; Escola nos pampas; Em expansão; Os eleitos Índice |
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