São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Megatorneio começa hoje em Manaus

ALTINO MACHADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A abertura do 25º Peladão será realizada hoje em Manaus (AM), na estrada do balneário da praia da Ponta Negra.
Trata-se de uma competição extravagante, disputada nas categorias desfile de abertura (luxo e popular), concurso com 600 candidatas ao título de rainha e campeonato de futebol com 1.200 times da periferia de Manaus e do interior.
Durante três meses serão realizadas mais de 4.000 partidas. Os jogos acontecem em 80 campos de várzea.
A decisão será no estádio Vivaldo Lima, com capacidade para 47 mil pessoas. Apenas a final do Peladão ou os jogos da seleção brasileira de futebol conseguem lotar o estádio.
A competição conta com um regulamento com características muito particulares.
A rainha e o time classificados no desfile de abertura favorecem a equipe no campeonato.
Uma equipe pode ser desclassificada, mas retorna ao campeonato se a rainha dele tiver vencido o concurso de beleza.
Cada time pode inscrever 20 atletas, com a obrigação de incluir três menores de 18 anos.
Pelo menos um dos menores deve ser escalado para participar de todos os jogos e só poderá ser substituído por outro menor. "Queremos incentivar o surgimento de novos craques", afirma Messias Sampaio, coordenador da competição.
Hoje, as próprias equipes devem levar suas próprias bolas para os jogos. "Tínhamos um patrocinador que fornecia as bolas, mas, antes do final das partidas, não havia mais bola em campo", lembra Sampaio, ressaltando que as bolas devem ser oficiais. "Em algumas oportunidades, os jogadores trouxeram bolas produzidas a partir do leite das seringueiras. E com esse tipo de bola, que pula muito, não é possível jogar."
Para alguns jogadores, a participação significa mais do que a chance de realização esportiva.
Os melhores jogadores da equipe Arsenal, patrocinada pela empresa produtora de trigo Trigolar, com sede na Itália, conseguem emprego na fábrica. Talvez o incentivo extra explique a boa fase do time, pentacampeão do torneio.
Regulamento Os jogadores competem uniformizados com camisa e calção, mas podem jogar descalços ou de tênis. É proibido o uso de chuteiras.
O time que indicar campo assegura o direito de nele permanecer no primeiro e segundo turno desde que sua torcida não moleste os adversários.
Se um jogador agredir o juiz, ele é automaticamente expulso. Se dois ou mais jogadores, da mesma equipe, fizerem o mesmo, todo o grupo é punido.

Texto Anterior: Brasil vence e faz decisão sul-americana
Próximo Texto: Pelé deseja ver 'Peladão'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.