São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997
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John Woo celebra a câmera como protagonista

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

"Who's Woo?" (Quem é Woo?), pergunta o artigo que abre o dossiê John Woo publicado pela edição de setembro dos "Cahiers du Cinema". A revista francesa estampa na capa John Travolta na cena do confronto final de "A Outra Face" ("Face/Off").
A melhor resposta não está nessa edição, mas sim na breve entrevista concedida por ele ao número especial dos mesmos "Cahiers", editada em março de 1996 por Martin Scorsese.
O diretor de "Bala na Cabeça" reconhece ser um cinéfilo como todo herdeiro dos "cinemas novos" dos anos 60. Destaca filmes que explicitam a câmera como "um personagem de primeiro plano": "Uma Mulher para Dois", "Oito e Meio", "O Poderoso Chefão", "O Samurai", entre outros.
A inclusão de Woo na lista de sete cineastas com que Scorsese sente hoje maior afinidade deve enfurecer os que o consideram um mero encenador de tiroteios. A heterodoxa seleção inclui dois outros diretores orientais (Kitano e Nien-Jen), além de dois franceses (Resnais e Assayas) e dois americanos (Carpenter e Ferrara).
John Woo representa na lista mais um imigrante de sucesso em Hollywood. Tudo começou na produção policial de massa da Hong-Kong dos anos 80. Seus filmes eram parábolas simples sobre o império da violência turbinadas por ultra-estilizadas cenas de ação. Você se lembra da cena na escadaria em "Os Intocáveis" de DePalma? Aperte o "fast forward" -Woo filmava o tempo todo assim.
Na era dos "blockbusters" -as megaproduções de trama rala que apostam nos efeitos para quebrar novos recordes de bilheteria- não surpreende que Woo tenha sido importado por Hollywood. Moldá-lo revelou-se nada fácil. Van Damme quebrou a cara ao tentar em "O Alvo". Uma solução de compromisso se anunciou no filme seguinte ("A Última Ameaça", duelo entre Travolta e Slater).
"A Outra Face" exibe um Woo no máximo da forma. Tudo se passa como se o frenesi das aventuras anteriores alcançasse aqui um paroxismo que implode as convenções do thriller clássico.
Quando os mesmos métodos fazem equivaler mocinhos e bandidos, nada mais natural que a identificação se radicalize. Como Woo dispensa simbolismos, a integração é carnal: o agente Travolta e o vilão Nicolas Cage simplesmente trocam as personalidades e passam a viver sob a pele do inimigo.

Filme: A Outra Face
Produção: EUA, 1997
Direção: John Woo
Com: John Travolta, Nicolas Cage
Onde: Gemini 2

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