São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bem-vindo, santo padre

LUCIANO MENDES DE ALMEIDA

Com alegria vai se iniciando no Brasil a viagem de tantos casais em direção ao Rio de Janeiro. São representantes das comunidades para o 2º Encontro Mundial do Papa com as Famílias. A fé diminui distâncias.
Centenas de milhares de católicos estão a caminho com o desejo de homenagear o papa João Paulo e reafirmar o valor da família. A Rede Vida preparou-se para dar cobertura total à permanência do papa entre nós. Os demais canais de televisão hão de permitir acompanhar de perto os momentos centrais desse evento.
De onde vem tanta vontade de participar desse acontecimento? Sem dúvida, o tema da família vem merecendo, durante meses, toda a atenção e aprofundamento nas comunidades cristãs. São dias de estudo, grupos de reflexão, que têm ajudado a valorizar e redescobrir o projeto de Deus sobre a "Família, dom, compromisso e esperança".
No entanto, a pessoa do papa João Paulo 2º exerce uma atração própria e podemos dizer única no atual contexto mundial. Nele reconhecemos, à luz da fé, o sucessor de Pedro, escolhido por Jesus Cristo para conduzir, de modo visível, a sua igreja, como prova de solicitude do Bom Pastor pelo rebanho. Queremos homenagear, de modo muito afetuoso, o testemunho de vida do papa João Paulo 2º. Nos quase 19 anos de exercício de seu pontificado tem demonstrado exemplar e incansável devotamento à sua missão.
Em Roma é intensa sua atividade, acolhendo os bispos nas visitas canônicas e os peregrinos do mundo inteiro e a todos dirigindo palavras de orientação, incentivo na fé, na vida cristã e ação missionária. Surpreende pelo zelo na missão de ensinar, apresentando nas cartas encíclicas e documentos pontifícios as diretrizes da igreja.
Acompanha, com afeto, as variadas situações da humanidade, com oração e suas mensagens, procurando confortar os que sofrem, animar os propósitos de paz e justiça. Apesar da idade e das limitações de saúde não tem esmorecido nas longas viagens para levar a todos o conforto de sua presença e o encorajamento de sua palavra.
A próxima viagem ao Rio de Janeiro tem particular significado para o santo padre. Entre os temas mais frequentes de sua pregação sobressai a defesa e promoção da vida, dom sagrado de Deus, e a importância da família, expressão de doação recíproca, na qual é acolhida e desenvolvida a vida.
Entre os frutos promissores desta visita amiga do papa ao Brasil, pedimos a Deus, esteja o apreço à família, marcada pelo testemunho de maior compreensão, amor e fidelidade entre os cônjuges, seus filhos e familiares.
No momento em que os jornais e o Congresso debatem o direito à vida de toda criança que nasce, é providencial ouvir quem tem sido sempre intrépido arauto da dignidade da pessoa humana.
Que a bênção especial de Deus desça sobre o Brasil e nos ajude a compreender o dever de proteger e acolher sempre a vida nascente. Lembremo-nos de que as pesquisas sobre projetos de lei a respeito do aborto revelam apenas quantos são a favor e contra as propostas. Não indicam a verdade. Mas têm demonstrado a necessidade de descobrirmos a evidência do valor soberano da vida, apesar das apreensões e resistências.
A presença do papa João Paulo 2º ajude-nos a todos a estarmos mais pertos de Deus e mais unidos entre nós a serviço da vida.

D. Luciano Mendes de Almeida escreve aos sábados nesta coluna.

Texto Anterior: Carroças coletivas
Próximo Texto: Traição ao voto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.